CAE vai debater operações de crédito entre Eletrobras e BNDES — Rádio Senado

CAE vai debater operações de crédito entre Eletrobras e BNDES

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS QUER EXPLICAÇÕES DO PRESIDENTE DA ELETROBRAS SOBRE OPERAÇÃO DE CRÉDITO COM O BNDES. 

LOC: O PEDIDO PARA A VINDA DO PRESIDENTE DA ESTATAL FOI APRESENTADO PELO SENADOR FRANCISCO DORNELLES, DO PP DO RIO DE JANEIRO. REPÓRTER LARISSA BORTONI. 

TEC: O senador Francisco Dornelles afirmou que o presidente da Eletrobrás, José da Costa Carvalho, deverá explicar se procede a informação publicada pelo jornal O Valor, de que a estatal teria pegado emprestado do BNDES 2,5 bilhões de reais. Além disso, a Eletrobras teria distribuído dividendos, pagos ao Tesouro e ao setor privado, no valor de 3,3 bilhões de reais, apesar de ter tido prejuízo no primeiro trimestre do ano. Segundo o senador do PP do Rio, é preciso que o presidente da Eletrobrás explique se essa operação de crédito respeita as leis. 

(DORNELLES) O que ocorreu? A União emitiu títulos, o que aumentou sua dívida pública. Com os recursos desses títulos, emprestou ao BNDES, que, através de uma operação de crédito, impediu o aumento da dívida líquida. O BNDES emprestou à Eletrobrás, que distribuiu dividendos, com os quais o Tesouro aumentou o seu superávit primário. 

(REP) O senador Francisco Dornelles lembrou que há uma lei, resultado de um projeto apresentado por ele, que proíbe as empresas públicas de distribuírem lucros, com base em operações que não gerem caixa e o pagamento de dividendos com base em empréstimos.
30/07/2013, 12h32 - ATUALIZADO EM 30/07/2013, 12h32
Duração de áudio: 01:18
Ao vivo
00:0000:00