Senado vai criar CPI para investigar denúncia de espionagem pelos EUA — Rádio Senado

Senado vai criar CPI para investigar denúncia de espionagem pelos EUA

LOC: O SENADO TERÁ UMA CPI PARA INVESTIGAR DENÚNCIAS DE ESPIONAGEM PELO GOVERNO DOS ESTADOS UNIDOS. 

LOC: A COMISSÃO DEVERÁ SER INSTALADA ATÉ O FINAL DE JULHO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, autorizou a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a investigar uma suposta espionagem por parte do governo dos Estados Unidos. Segundo denúncias, comunicações eletrônicas e telefônicas de empresários e cidadãos brasileiros foram monitoradas por autoridades norte-americanas. O pedido da CPI foi apresentado pela senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, que obteve 42 assinaturas, 15 a mais do que o mínimo exigido. Renan Calheiros ressaltou que o caso grave exige uma resposta à altura do Senado. 

(Renan Calheiros) A senadora Grazziotin conseguiu as assinaturas, que já foram conferidas. Já há um recurso previsto para fazer face às despesas da CPI. Isso é muito bom porque poderemos ter aqui no Senado na CPI as respostas que todos cobram de todos nós. 

(Repórter) Ao comentar as dificuldades em termos diplomáticos com os Estados Unidos para conduzir as investigações, Vanessa Grazziotin afirmou que a CPI vai solicitar informações para o Parlamento Europeu, que também investiga as denúncias de espionagem norte-americana. 

(Vanessa Grazziotin) Vamos ter um bocado de impedimento. Seria interessante que fizéssemos contato com outros países e pudéssemos aproveitar as informações. A internet é um meio de comunicação internacional. E todo seu gerenciamento e governança é por uma empresa americana. Isso é um absurdo, expondo o mundo inteiro ao julgamento e às leis internas americanas. 

(Repórter) A CPI da Espionagem, que contará com a participação de 18 senadores, entre titulares e suplentes, deverá ser instalada no final de julho. Da Radio Senado, HC.
11/07/2013, 08h30 - ATUALIZADO EM 11/07/2013, 08h30
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00