CAS aprova dedução do IR para pagamento de aluguel e prestação de moradia — Rádio Senado

CAS aprova dedução do IR para pagamento de aluguel e prestação de moradia

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS APROVOU NESTA QUARTA-FEIRA UM PROJETO QUE PERMITE DEDUZIR DO IMPOSTO DE RENDA ATÉ 20 MIL REAIS POR ANO DOS GASTOS COM O ALUGUEL OU COM AS PRESTAÇÕES DA CASA PRÓPRIA. 

LOC: O OBJETIVO É AJUDAR OS MAIS POBRES E DIMINUIR O DÉFICIT HABITACIONAL EM NOSSO PAÍS. REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

TÉC: Segundo números divulgados recentemente pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Ipea, o déficit habitacional em nosso país é de aproximadamente 5 milhões e 500 mil residências. E os gastos com aluguel consomem até 30 por cento da renda familiar da população mais pobre. Para tentar reverter este cenário, a proposta da senadora Lucia Vânia, do PSDB de Goiás, aprovada pela Comissão de Assuntos Sociais permite que o inquilino possa descontar do imposto de renda até 20 mil reais por ano do aluguel de um único imóvel residencial. O relatório do senador José Agripino, do Democratas do Rio Grande do Norte, também garante que os contribuintes possam deduzir os gastos com financiamentos imobiliários e, assim, incentivar a compra da casa própria. O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, elogiou a iniciativa 

(PAULO PAIM): Vai permitir a dedução de despesa com aluguel de imóvel residencial, na questão do Imposto de Renda. O projeto merece todo o nosso apoio, quem não quer que as pessoas que dependem de aluguel possam deduzir do Imposto de Renda, desde que seja o aluguel residencial. 

(REPÓRTER): O projeto vai ser analisado agora pela Comissão de Assuntos Econômicos.
10/07/2013, 11h40 - ATUALIZADO EM 10/07/2013, 11h40
Duração de áudio: 01:18
Ao vivo
00:0000:00