Senado aprova quatro pedidos de empréstimos internacionais — Rádio Senado

Senado aprova quatro pedidos de empréstimos internacionais

LOC: SENADO APROVOU NESTA TERÇA-FEIRA QUATRO PEDIDOS DE EMPRÉSTIMOS INTERNACIONAIS: DOIS PARA SERGIPE, UM PARA SÃO PAULO E OUTRO PARA PERNAMBUCO. 

LOC: ANTES DA VOTAÇÃO EM PLENÁRIO, OS PEDIDOS FORAM DISCUTIDOS NA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

(REPÓRTER): Apesar da aprovação, os pedidos de empréstimos internacionais levantaram dúvidas e uma alteração de procedimentos na Comissão de Assuntos Econômicos a partir do segundo semestre. O senador Ivo Cassol, do PP de Rondônia, disse temer uma fatura alta mais adiante. O senador Blairo Maggi, do PR de Mato Grosso, quis saber se mudou muita coisa desde que deixou o governo do estado. Ele disse que nesta época, entre 2003 e 2010, era difícil conseguir empréstimos 

(BLAIRO MAGGI) a STN e o Governo Federal baixaram a guarda? Os requisitos que existiam para dar financiamentos e empréstimos aos Estados, à época em que o Requião foi governador também, foram mudados? Foram alterados ou a nossa economia melhorou a ponto de quem não podia pegar nada, durante oito anos, passou a ter a possibilidade de buscar quantos bilhões quiser, na economia, de empréstimo da Nação brasileira?  

(REPÓRTER): O líder do governo no Congresso Nacional, senador José Pimentel, do PT do Ceará, creditou a procura por financiamentos no exterior à saúde financeira do país. 

(JOSÉ PIMENTEL) pegando os haveres, os créditos que o Brasil tem e as obrigações diretas da União e os avales prestados pela União, o saldo é positivo, a favor do Brasil. Por conta dessa situação econômico-financeira do País, os vários organismos internacionais que tinham uma certa reserva em fazer empréstimos aos órgãos brasileiros mudaram. 

(REPÓRTER): O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, senador Lindbergh Farias, do PT do Rio de Janeiro, anunciou que a partir de agosto os pedidos de empréstimos serão lidos em uma reunião e votados em outra. O Secretário do Tesouro Nacional será convidado para uma audiência pública na volta do recesso parlamentar. Ele vai prestar informações sobre as dívidas dos estados e municípios e ainda sobre propostas de perdão parcial de débitos de países africanos com o Brasil.

NOTA  

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS APROVOU NESTA TERÇA-FEIRA QUATRO PEDIDOS DE EMPRÉSTIMOS INTERNACIONAIS: DOIS PARA SERGIPE, UM PARA SÃO PAULO E OUTRO PARA PERNAMBUCO. 

LOC: OS PEDIDOS FORAM INCLUÍDOS NA PAUTA DA CAE NA SEGUNDA-FEIRA, MAS, POR SUGESTÃO DE SENADORES, A PARTIR DE AGOSTO, OS FINANCIAMENTOS EXTERNOS PASSARÃO POR PELO MENOS DUAS SESSÕES DE DISCUSSÕES NO COLEGIADO.
09/07/2013, 10h08 - ATUALIZADO EM 09/07/2013, 10h08
Duração de áudio: 02:11
Ao vivo
00:0000:00