Projeto que garante transporte gratuito deve ser votado semana que vem — Rádio Senado

Projeto que garante transporte gratuito deve ser votado semana que vem

LOC: O PROJETO QUE GARANTE TRANSPORTE GRATUITO PARA ESTUDANTES DEVE SER VOTADO PELO SENADO NA SEMANA QUE VEM. O REGIME DE URGÊNCIA PARA A PROPOSTA FOI APROVADA NESTA QUINTA-FEIRA PELO PLENÁRIO.
 
LOC: TAMBÉM ESTÁ EM REGIME DE URGÊNCIA O PROJETO QUE DESTINA O DINHEIRO DOS ROYALTIES DO PETROLEO À EDUCAÇÃO E À SAÚDE. REPÓRTER LARISSA BORTONI. 

(Repórter) O projeto apresentado pelo senador Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, determina que o transporte público coletivo local será gratuito para os estudantes matriculados nos ensinos fundamental, médio e superior. O aluno, no entanto, deverá ter a frequência comprovada em escolas públicas ou privadas. Para custear essa gratuidade, a proposta prevê o uso de parte do dinheiro dos royalties do petróleo, dos contratos firmados após 3 de dezembro de 2012.

(Renan Calheiros) Quem conhece o transporte público do Brasil sabe que, diretamente, custeando pela pessoa física, poucas pessoas pagam a passagem, a tarifa, porque o policial fardado tem acesso livre, passe livre; o idoso tem também passe livre; os portadores de deficiência também têm o passe livre; o trabalhador tem, por força da nossa legislação trabalhista e social, o pagamento do transporte pelas empresas para quem eles trabalham. Quem paga, efetivamente, do bolso, pessoa física, é o estudante.
 
(Repórter) Os senadores também aprovaram o regime de urgência para a proposta que reserva 75% do dinheiro dos royalties do petróleo e do gás natural recebido pela União, estados e municípios para a área de educação. Os outros 25% da arrecadação devem ser usados em investimentos na saúde pública. Os recursos dos royalties deverão vir dos campos de petróleo e gás que tenham entrado em operação comercial depois de 3 de dezembro de 2012.
27/06/2013, 07h01 - ATUALIZADO EM 27/06/2013, 07h01
Duração de áudio: 01:42
Ao vivo
00:0000:00