CDH debate assédio moral sofrido por servidores públicos — Rádio Senado

CDH debate assédio moral sofrido por servidores públicos

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA DISCUTIU NESTA MANHÃ O ASSÉDIO MORAL SOFRIDO POR SERVIDORES PÚBLICOS NO BRASIL E NO EXTERIOR. 

LOC: A AUDIÊNCIA PÚBLICA CONTOU COM REPRESENTANTES DO ITAMARATY E DE ASSOCIAÇÕES DE TRABALHADORES. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: Representantes de associações de trabalhadores da Polícia Federal, do Ministério das Relações Exteriores, da Embrapa e Petrobras relataram casos de assédio moral. Muitos terminaram tragicamente, como destacou Jones Borges Leal, Presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais. 

(JONES): no ano passado, tivemos quase um suicídio por mês, perdemos no ano passado, por suicídio, mais colegas se compararmos com aqueles que perdemos no confronto na nossa luta diária contra criminalidade. isso é um absurdo 

(REP): Vários participantes da audiência choraram ao se lembrar de episódios de assédio. O Itamaraty, que recebeu várias denúncias contra diplomatas, explicou, por meio do chefe da Divisão de Pessoal, Adriano Pucci, que todos os casos estão sendo investigados. E que hoje existem muitos canais para que os servidores se manifestem. (ADRIANO): A Lei de Acesso à Informação, corregedoria do serviço exterior, comissão de ética do MRE. o fale com o ministro, o nosso serviço de acesso à informação, enfim, há uma pletora, uma miríade de instrumentos que podem ser utilizados pelos servidores para encaminhar os seus pleitos. 

(REP): O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, que pediu a audiência pública, ressaltou que a intenção do debate é fornecer informações e elementos para que o Congresso tome decisões sobre o assunto. 

(PAIM): Isso aqui não é um tribunal que vai julgar este ou aquele caso. Vamos dar espaço para este tema que é tão grave seja debatido amplamente e que daqui saiam soluções para todos. 

(REP): O senador Paulo Paim informou que vai levantar os projetos de lei que estão em análise no Congresso Nacional sobre assédio moral e sexual.
24/06/2013, 01h33 - ATUALIZADO EM 24/06/2013, 01h33
Duração de áudio: 02:11
Ao vivo
00:0000:00