CI discute infraestrutura rodoviária e mobilidade urbana — Rádio Senado

CI discute infraestrutura rodoviária e mobilidade urbana

LOC: A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA DISCUTIU NESTA MANHÃ EM AUDIÊNCIA PÚBLICA A INFRAESTRUTURA RODOVIÁRIA E A MOBILIDADE NAS CIDADES BRASILEIRAS. 

LOC: O PROFESSOR DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ORLANDO STRAMBI DEFENDEU MEDIDAS PARA INCENTIVAR O TRANSPORTE COLETIVO E O USO DE BICICLETAS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: O especialista Orlando Strambi ressaltou a oportunidade do debate sobre mobilidade urbana. Ele disse que o Brasil já foi um inovador no assunto, com os ônibus com estações próprias de Curitiba, na década de 70, sistema copiado inclusive por vários países. Strambi disse que as cidades brasileiras precisam levar em conta as várias possibilidades de transporte, como metrô, ônibus, BRTs e bicicletas. Para ele, o coletivo deve sempre se sobrepor ao individual e, algumas vezes, as autoridades devem tomar medidas que, num primeiro momento, parecem impopulares. 

(ORLANDO): Em Londres o prefeito se elegeu com a proposta de implantar o pedágio urbano, cobrado numa área central da cidade. E ele se reelegeu prometendo ampliar a área e aumentar o preço, o que ele fez, ao ser reeleito. 

(REPÓRTER): A senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, lembrou que a população está frustrada com as promessas descumpridas em relação à infraestrutura. 

(VANESSA): O sentimento que eu tenho é que essas manifestações que vem acontecendo Brasil afora, boa parte disso, se deve a isso porque quando a Copa do Mundo foi anunciada no Brasil, junto com as arenas, os estádios de futebol, foram anunciadas essas intervenções, chamadas de legado. Legado para as populações locais. A copa vai e o legado fica. E que legado seria esse? Infraestrutura. 

(REPÓRTER): O professor Orlando Strambi destacou que se uma faixa reservada para vagas se transformar em via de tráfego, essa pista pode transportar até 1.350 pessoas por hora de carro, ou 4.500 ciclistas ou até 13.500 passageiros em ônibus. Por conta dos benefícios indiretos que o transporte coletivo traz, a França criou um imposto específico que cobre um terço dos custos do setor.
19/06/2013, 01h31 - ATUALIZADO EM 19/06/2013, 01h31
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