CE quer discutir aumento do preço das passagens do transporte público — Rádio Senado

CE quer discutir aumento do preço das passagens do transporte público

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO QUER DISCUTIR O AUMENTO NO PREÇO DAS PASSAGENS DO TRANSPORTE PÚBLICO NAS CIDADES BRASILEIRAS.
 
LOC: O REAJUSTE NAS TARIFAS DE ÔNIBUS EM SÃO PAULO FOI A MOTIVAÇÃO INICIAL PARA A SÉRIE DE MANIFESTAÇÕES QUE TOMOU CONTA DO BRASIL NA ULTIMA SEMANA. OS DETALHES COM A REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. 

(Repórter) O senador Randolfe Rodrigues, do Psol do Amapá, é o autor do pedido para que a Comissão de Educação do Senado discuta a estrutura do transporte publico no Brasil e a política de definição de tarifas. Na sua justificativa, Randolfe Rodrigues destacou que o preço da passagem de ônibus tem ligação direta com o direito de acesso à escola dos estudantes de todas as idades e, por isso, merece atenção do colegiado.
 
(Randolfe Rodrigues) Como estão vinculados esses direitos diretamente ao direito de ir e vir da estudantada, do direito, inclusive, de freqüentar as escolas públicas, de freqüentar a universidade, creio e entendi que a melhor comissão a apresentar seria a Comissão de Educação, porque está vinculada a um direito fundamental de acesso às escolas por parte dessa juventude.

(Repórter) O aumento em vinte centavos das passagens de ônibus da cidade de São Paulo motivou uma série de manifestações na cidade de São Paulo que rapidamente chegaram a outras cidades brasileiras e ganharam visibilidade internacional. Além de reclamar do reajuste no preço das passagens de ônibus, os manifestantes também chamam a atenção para os gastos com as obras da Copa do Mundo e se posicionam contra a chamada PEC 37, que retira o poder de investigação do Ministério Público, entre outros temas. Foram convidados para o debate os representantes do movimento passe livre de São Paulo, Lucas Monteiro de Oliveira e Nina Capello, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, o prefeito de Macapá, Clécio Luis Vieira e representantes dos trabalhadores em transporte e dos empresários do setor. A data da audiência ainda não foi definida pela comissão.
19/06/2013, 03h54 - ATUALIZADO EM 19/06/2013, 03h54
Duração de áudio: 01:47
Ao vivo
00:0000:00