Tombini afirma que inflação vai cair e economia voltará a crescer — Rádio Senado

Tombini afirma que inflação vai cair e economia voltará a crescer

LOC: A INFLAÇÃO VAI CAIR E A ECONOMIA VOLTARÁ A CRESCER DE MANEIRA CONSISTENTE.  

LOC: AS PREVISÕES OTIMISTAS FORAM FEITAS PELO PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL DURANTE REUNIÃO NA COMISSÃO DE ECONOMIA DO SENADO. CONFIRA NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

(Repórter) O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, assegurou que a inflação está sob controle e disse que a economia do país voltará a crescer pelo menos 3% este ano, após registrar uma taxa inferior a 1% no ano passado. Tombini reconheceu, no entanto, que o país correu riscos em relação à inflação nos últimos meses, mas que as medidas de austeridade tomadas pelo BC já estariam produzindo seus efeitos. 

(Alexandre Tombini) A avaliação do Banco Central, que mais uma vez quero aqui reafirmar, é de que a inflação tem estado, está e continuará sob controle. Ações também foram tomadas, e as mais relevantes foram o início em abril de um ciclo de ajuste na Taxa Básica de Juros da Economia, a Selic, e sua intensificação em maio. A inflação mensal já está em patamar menor do que o observado nos primeiros meses de 2013. 

(Repórter) O presidente da Comissão, Lindbergh Farias do PT do Rio de Janeiro, concordou com Tombini, e disse que o clima de tranqüilidade entre os senadores durante toda a reunião foi um sinal de que o BC estaria no rumo certo neste momento. 

(Lindbergh Farias) O presidente do Banco Central tem sido um guardião da estabilidade monetária. Baixou os juros no momento certo, agora teve que aumentar porque uma coisa ninguém pode brincar neste país, é com a inflação. Este é um compromisso da nossa presidenta Dilma, quem apostar na inflação vai perder. Nós vamos ser muito duros e implacáveis porque com inflação a gente já aprendeu na história deste país, não se brinca. 

(Repórter) Tombini disse ainda que o controle da inflação é um fator fundamental para que o país continue a receber investimentos estrangeiros nos próximos anos.
18/06/2013, 05h49 - ATUALIZADO EM 18/06/2013, 05h49
Duração de áudio: 01:34
Ao vivo
00:0000:00