Senadores negociam benefícios a pequenos agricultores do Nordeste — Rádio Senado

Senadores negociam benefícios a pequenos agricultores do Nordeste

LOC: SENADORES NEGOCIAM COM O GOVERNO AÇÕES QUE BENEFICIAM OS PEQUENOS AGRICULTORES DO SEMI-ÁRIDO COM DÍVIDAS. 

LOC: A IDEIA É INCLUIR NUMA MEDIDA PROVISÓRIA JÁ EM DISCUSSÃO A REDUÇÃO DOS JUROS E DOS DÉBITOS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) A pedido da presidente Dilma Rousseff, os presidentes do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, e da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, do PMDB do Rio Grande do Norte, discutiram com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, como ajudar os agricultores atingidos pela seca no semi-árido. Entre os pedidos levados estão a suspensão das execuções judiciais pelos bancos que fizeram empréstimos aos produtores rurais, uma espécie de perdão de 80% das dívidas de até 100 mil Reais contraídas até 2006 e a liberação de novos empréstimos. Renan Calheiros destacou que a situação dos agricultores do semi-árido está insustentável. 

(Renan Calheiros) O estoque é inadministrável do ponto de vista da garantia do patrimônio. Você financiou um trator e está devendo dez. Com o sistema produtivo destroçado, evidentemente, a pessoa não terá como pagar. Ela precisa, primeiro, da suspensão das execuções, o governo concorda; segundo de condições para renegociação da dívida; e terceiro de um crédito novo para que possa continuar com a atividade produtiva. 

(Repórter) O senador Eunício Oliveria do PMDB do Ceará também participou do encontro. Na condição de relator da medida provisória que trata da renegociação de dívidas rurais, ele quer incluir nesse projeto as demandas dos agricultores do semi-árido. 

(Eunício Oliveira) Todas as medidas além de outras medidas anunciadas pela presidente serão incorporadas na MP 610, além de outras medidas que estamos discutindo com a área econômica. Não apenas a suspensão, mas a elevação desses valores, a discussão da taxa de juros, a incorporação de todas as fontes. E também a renegociação dos médios e grandes produtores, ampliando esse prazo. 

(Repórter) Eunício Oliveira já apresentou as propostas para o ministro da Fazenda, que deverá dar uma resposta nos próximos dias.
05/06/2013, 08h35 - ATUALIZADO EM 05/06/2013, 08h35
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00