Comissão debate futuro do etanol e uso da biomassa como combustível — Rádio Senado

Comissão debate futuro do etanol e uso da biomassa como combustível

LOC: O FUTURO DO ETANOL COMO ALTERNATIVA ENERGÉTICA NO BRASIL DEPENDE DE POLÍTICAS DE GOVERNO PARA ESTIMULAR O SETOR DE PRODUÇÃO DE CANA DE AÇÚCAR.  

LOC: O ALERTA É DO COORDENADOR DE SUSTENTABILIDADE DO LABORATÓRIO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO BIOETANOL, MANOEL REGIS LEAL. O USO DE BIOMASSA COMO COMBUSTÍVEL FOI DEBATIDO NA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA. REPÓRTER LARISSA BORTONI.  

(Repórter) Um estudo do BNDES aponta que a venda de carros flex, que aceitam álcool e gasolina, cresceu 11% ao ano entre 2008 e 2010. Já a produção de etanol no mesmo período aumentou 1,5% ao ano. O resultado foi um descompasso entre demanda e oferta e o aumento de 27% de preços médios de venda do etanol entre as safras de 2008 a 2009 e de 2010 a 2011. Com os preços mais altos, os brasileiros acabaram optando pela gasolina. O coordenador de Sustentabilidade do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol, Manoel Régis Leal, avalia que essa é uma situação que pode ser revertida. Por isso defendeu a retomada de uma política de governo para estimular a produção do etanol. 

(Manoel Régis Leal) Existe futuro para o etanol convencional? Eu acho que sim. Desde que exista uma demanda. Vai existir o crescimento da frota de carro flex. Nós vamos ter capacidade de exportar. Atender todos os requisitos de certificação de preços, etc. E o crescimento do uso industrial do álcool. Isso aí está vindo. A crise vai dar uma resfriada. Mas isso vai vir. (Repórter) No debate, o presidente da Comissão de Infraestrutura, senador Fernando Collor, do PTB de Alagoas, ressaltou a publicação da Medida Provisória 615, nesta segunda-feira, com o pagamento de auxílio extraordinário aos produtores da safra 2011/2012 de cana-de-açúcar e aos produtores de etanol da Região Nordeste. 

(Fernando Collor) Com essa decisão do governo federal milhares de produtores serão beneficiados por conta das perdas em decorrência da maior estiagem do sertão e do agreste nordestino nos últimos 50 anos. 

(Repórter) A audiência pública que discutiu os “Combustíveis Líquidos e Gases: Biomassa” faz parte do ciclo de debates Investimento e Gestão: Desatando o Nó Logístico do País, da Comissão de Infraestrutura.
20/05/2013, 09h07 - ATUALIZADO EM 20/05/2013, 09h07
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00