CDH aceita sugestão de oferecer ensino profissional para jovens do Bolsa Família — Rádio Senado

CDH aceita sugestão de oferecer ensino profissional para jovens do Bolsa Família

LOC. ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NO QUARTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA JOVENS DO BOLSA FAMÍLIA. 

LOC: AS DUAS SUGESTÕES FORAM APRESENTADAS NO PROGRAMA JOVEM SENADOR E PODEM VIRAR LEI, COMO EXPLICA A REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: As propostas apresentadas por estudantes que participaram do Programa Jovem Senador foram aceitas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa. Com a aprovação, passam a constar da pauta como projetos de lei de autoria da CDH e seguem o mesmo processo de outras matérias. A primeira delas inclui os beneficiários do Bolsa Família entre os participantes do programa de Bolsa de Qualificação Profissional oferecido pelo FAT, o Fundo de Amparo ao Trabalhador. A autora da sugestão é a estudante do estado do Amazonas, Fernanda Maciel. Na opinião dela, a qualificação profissional vai garantir a autonomia financeira dessas famílias. A senadora Ângela Portela, do PT de Roraima, elogiou a proposta. 

(Ângela Portela) Alem de suprir uma necessidade de segurança alimentar dar autonomia financeira e condições pra que esses jovens e seus familiares podem se desligar e se tornar cidadãos economicamente ativos. Queria parabenizar o relatório e também principalmente o programa jovem senador que é de extrema importância pra estimular a participação do jovem na política brasileira. 

(REPÓRTER) A outra proposta é a que baixa do sexto para o quarto ano do ensino fundamental a obrigatoriedade do ensino de idioma estrangeiro nas escolas brasileiras. A sugestão foi feita pelo estudante de Sergipe, Wallacy Santos. O objetivo é ampliar a permanência das crianças nas instituições, além de contribuir para o respeito à diversidade cultural e para quebrar o isolamento cultural dos brasileiros na era globalizada. Nesta quinta-feira, a CDH também aprovou projeto de autoria do senador Lobão Filho, do PMDB do Maranhão, que pede a inclusão dos veículos utilitários na lei que garante isenção do Imposto sobre os Produtos Industrializados, o IPI, sobre os veículos comprados por pessoas com deficiência. O projeto segue agora para a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.
16/05/2013, 01h33 - ATUALIZADO EM 16/05/2013, 01h33
Duração de áudio: 01:47
Ao Vivo

Não é usuário? Cadastre-se.

Ao vivo
00:0000:00