Graça Foster diz que produção do pré-sal teve aumento recorde em 2013 — Rádio Senado

Graça Foster diz que produção do pré-sal teve aumento recorde em 2013

LOC: A PRESIDENTE DA PETROBRAS, MARIA DAS GRAÇAS FOSTER, DISSE NESTA TERÇA-FEIRA QUE A PRODUÇÃO DO PRÉ-SAL TEVE UM AUMENTO RECORDE NESTE ANO.

LOC: E JUSTIFICOU A QUEDA NA PRODUÇÃO NAS OUTRAS ÁREAS, EM RELAÇÃO AO ANO PASSADO, PELA NECESSIDADE DE PARADAS PROGRAMADAS E MUDANÇAS EM ALGUMAS PLANTAS INDUSTRIAIS . REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

(Repórter) As paradas programadas são compromissos assumidos com o Ibama e a ANP, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, para trabalhos técnicos de manutenção. Por isso, segundo a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, e também por conta de mudanças de instalações provisórias para definitivas, houve um recuo de 4% na produção no primeiro trimestre deste ano em comparação aos últimos três meses de 2012. Por outro lado, ela destacou que a empresa gastou menos com poços secos e diminuiu custos com o refino do óleo. E lembrou que a produção no pré-sal continua subindo. Sobre o aumento recente do preço da gasolina, Maria das Graças Foster ressaltou que, desde janeiro de 2011, os preços estão abaixo dos praticados no mercado internacional e os últimos reajustes serviram para diminuir essa diferença. A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, entretanto, mostrou preocupação com a queda no valor das ações da empresa.

(Ana Amélia) Eu tenho umas poucas ações da Petrobras, mas estou alarmada pela perda, pela desvalorização dessas ações. E aí, de novo, a mesma preocupação com os acionistas minoritários, aqueles que usaram o FGTS nessas ações e que estão aí, o que devo fazer, que conselho a sra. dá para os investidores?
 
(Repórter) A presidente da Petrobras afirmou que a produção vai dobrar nos próximos sete anos e que esse cenário vai se inverter.

(Graça Foster) Estamos numa produção do mesmo nível de 2011, 2012, esforço gigante para manter 2013 igual a 2012, mas sabemos que a hora que a rampa começar a subir, e as refinarias entrarem, os fertilizantes chegarem, e já estão chegando, as nossas ações serão adequadamente valorizadas. Hoje, não estão. 

(Repórter) Maria das Graças Foster destacou também que uma agência de classificação analisou 310 empresas na América Latina no quesito gestão e governança e deu a nota máxima a apenas 7, entre elas a Petrobras.
14/05/2013, 04h58 - ATUALIZADO EM 14/05/2013, 04h58
Duração de áudio: 02:06
Ao vivo
00:0000:00