Comissão debaterá transformação da "Voz" em patrimônio cultural — Rádio Senado

Comissão debaterá transformação da "Voz" em patrimônio cultural

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO VAI RECEBER REPRESENTANTES DE EMISSORAS DE RÁDIO, DO IPHAN E DE JORNALISTAS PARA DEBATER A TRANSFORMAÇÃO DE “A VOZ DO BRASIL” EM PATRIMÔNIO CULTURAL.  

LOC: UMA PROPOSTA COM ESSE OBJETIVO ESTÁ EM ANÁLISE NA COMISSÃO E VAI DEPENDER DO RESULTADO DA AUDIÊNCIA. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO.  

(Repórter) Caso seja declarada como Patrimônio Cultural Imaterial do País, A Voz do Brasil, programa radiofônico que está no ar desde 1935, teria o horário de transmissão mantido entre sete e oito da noite, ao contrário do previsto em proposta de flexibilização em análise no Congresso. A justificativa para incluir o programa na lista de patrimônios culturais é o papel histórico na construção da unidade nacional, além de ser importante fonte de informação para os brasileiros que moram longe dos grandes centros urbanos. A senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, apresentou relatório contrário ao projeto, mas não por discordar do mérito. De acordo com nota técnica da consultoria do Senado, quem tem autonomia sobre a lista é o Iphan, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Por isso, esse reconhecimento não poderia ser feito por projeto de lei. Ana Rita pediu a retirada de pauta e quer chamar especialistas e representantes de emissoras de rádio, de jornalistas e do próprio Iphan para debater a proposta. 

(Ana Rita) Esta audiência pública é fundamental para que nós possamos aprofundar esse tema. Eu já fiz a leitura do relatório, solicitei a retirada de pauta do relatório para que nós pudéssemos aqui fazer um debate mais aprofundado. Considerando a orientação da consultoria do Senado, mas que realmente gerou aí uma certa dificuldade. Então nós precisamos aqui fazer um debate, é do meu interesse. 

(Repórter) Serão convidados para a audiência a coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, Rosane Bertotti; o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, Daniel Pimentel Slaviero; a presidente do Iphan, Jurema de Souza Machado; o secretário geral do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, Jonas Valente; e o jornalista Chico Sant'Anna, representante do movimento em Defesa da Voz do Brasil, além de profissionais que trabalham no programa.
07/05/2013, 06h30 - ATUALIZADO EM 07/05/2013, 06h30
Duração de áudio: 01:53
Ao Vivo

Não é usuário? Cadastre-se.

Ao vivo
00:0000:00