Parlamentares visitam a Arena Pernambuco — Rádio Senado

Parlamentares visitam a Arena Pernambuco

LOC: PARLAMENTARES VISITARAM NESTA SEGUNDA-FEIRA A ARENA PERNAMBUCO, UM DOS DOZE ESTÁDIOS DA COPA DO MUNDO.
 
LOC: E A COMISSÃO QUE ACOMPANHA AS OBRAS ACERTOU AS DATAS PARA AS AUDIÊNCIAS COM RONALDO NAZÁRIO E COM O MINISTRO ALDO RABELO. REPÓRTER NILO BAIRROS:

(Repórter) O presidente da Subcomissão de Acompanhamento das Obras da Copa e das Olimpíadas, senador Sérgio Souza, do PMDB do Paraná, aguarda apenas a confirmação das datas para ouvir, em audiência, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o membro do comitê local de organização da Copa, o ex-jogador Ronaldo Nazário. A subcomissão, subordinada à Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, também vai vistoriar as doze cidades sede da Copa do Mundo. O presidente da comissão explica que a preocupação maior não é com os estádios, mas com as obras de mobilidade urbana, como metrô e corredores especiais, já que algumas delas foram canceladas e outras estão muito atrasadas. Para Sérgio Souza, o Brasil precisa repensar as regras de licenciamento e liberação de obras.
 
(Sérgio Souza)  O grande problema hoje é que nós temos uma burocracia interna muito grande, que acaba travando, e essa burocracia não é só para a análise dos processos, inclusive também pelas licenças e pelos órgãos que acabam cobrando isso, dando liminares, suspendendo e acabam prejudicando não só as obras para o evento mundial que vai acontecer em 2014, mas toda a população daquela cidade, daquela região, que acaba não podendo se beneficiar daquela obra.
 
(Repórter) A comissão também marcou as primeiras três visitas a estádios que vão sediar a Copa das Confederações, em junho. As vistorias começam em Brasília, no Estádio Mané Garrincha, na semana que vem. Na semana seguinte, o destino é a Fonte Nova, em Salvador, e, logo depois, Recife. A capital pernambucana, por sinal, recebeu nesta segunda-feira a visita de senadores de outra comissão, a de Desenvolvimento Regional e Turismo. A Arena Pernambuco, que terá capacidade para 46 mil pessoas e estacionamento para 4.700 carros, custou cerca de 530 milhões de reais e está na fase final, que envolve a checagem da rede elétrica, hidráulica, e dos serviços de restaurante. O estádio, localizado no município de São Lourenço da Mata, fica a 17 quilômetros da capital e será ligado por metrô ao centro de Recife e ao aeroporto. O primeiro jogo oficial será Espanha e Uruguai, no dia 16 de junho, pela Copa das Confederações. Além disso, o estádio receberá cinco jogos da Copa do Mundo, em 2014.
29/04/2013, 07h06 - ATUALIZADO EM 29/04/2013, 07h06
Duração de áudio: 02:23
Ao vivo
00:0000:00