CLT completa 70 anos no dia 1º de maio — Rádio Senado

CLT completa 70 anos no dia 1º de maio

LOC: A CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO, CLT, COMPLETA 70 ANOS NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA, PRIMEIRO DE MAIO, DIA DO TRABALHO.
 
LOC: A DATA FOI LEMBRADA, EM PLENÁRIO, PELOS SENADORES JOSÉ PIMENTEL E MOZARILDO CAVALCANTI, COMO INFORMA O REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: 

(Repórter) A CLT entrou em vigor no dia primeiro de maio de 1943, depois de sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas. Foram 13 anos de estudos para reunir em um único documento todas as normas de regulamentação das relações entre patrões e empregados tanto nas cidades quanto no campo. A CLT assegurou benefícios como a obrigação do registro em carteira de trabalho, jornada diária e semanal, férias e descanso remunerado. O líder do governo no Congresso, senador José Pimentel, do PT do Ceará, comemorou os 70 anos da legislação e disse que a consolidação é uma ferramenta importante na busca por condições de trabalho mais dignas.

(José Pimentel) É uma longa caminhada de proteção aos trabalhadores brasileiros que nós temos assistido por parte da consolidação da nossa CLT e ao mesmo tempo pelas inovações que são introduzidas ali em função do novo mercado de trabalho, da nova realidade, das novas demandas. É uma luta permanente dos trabalhadores na recuperação do seu poder de compra, na distribuição da riqueza nacional.

(Repórter) Já o senador Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima, aproveitou a passagem do Dia do Trabalho para cobrar uma melhor remuneração dos médicos que atendem aos planos de saúde. Segundo ele, esses profissionais estão sendo desrespeitados pelas empresas que administram os seguros.
 
(Mozarildo Cavalcanti) Ver o aviltamento da profissão pelo pagamento irrisório do profissional através do plano de saúde. Não pode fazer da saúde um esquema de mercantilização. Já na semana, que é a semana do dia do trabalhador, chamar a atenção para essa questão do trabalhador da área de saúde.
 
(Repórter) O Dia do Trabalho, em primeiro de maio, é oficialmente comemorado no Brasil desde o governo Getúlio Vargas. A data é lembrada em todo o mundo e foi escolhida como homenagem às lutas dos trabalhadores de Chicago, nos Estados Unidos, que no final do século 19 lutaram para reduzir a jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.
29/04/2013, 06h53 - ATUALIZADO EM 29/04/2013, 06h53
Duração de áudio: 02:07
Ao vivo
00:0000:00