Ministério da Justiça elabora proposta de código de segurança contra incêndio — Rádio Senado

Ministério da Justiça elabora proposta de código de segurança contra incêndio

LOC: O MINISTÉRIO DA JUSTIÇA ELABORA UMA PROPOSTA DE CÓDIGO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO.
 
LOC: A INFORMAÇÃO FOI DADA DURANTE A AUDIÊNCIA PÚBLICA DA COMISSÃO TEMPORÁRIA SOBRE LEGISLAÇÃO DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS NO BRASIL. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI. 

(Repórter) O Senado criou uma comissão para aprimorar as leis que tratam da prevenção ao fogo, depois da tragédia na Boate Kiss, no Rio Grande do Sul. 241 pessoas morreram e outras 123 ficaram feridas no incêndio. A representante do SEBRAE, Helena Maria Rego, disse que todo o comércio deve se submeter às vistorias de segurança, como orienta o próprio Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.
 
(Helena Maria) As empresas de alto risco como a Kiss possam ser vistoriadas como elas precisam ser.
 
(Repórter) Para tornar essas vistorias mais efetivas e aumentar o rigor das exigências, o Ministério da Justiça criou um grupo de trabalho que vai apresentar uma proposta de Código Contra Incêndio e Pânico. A Secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Cristina Villanova, disse que estão sendo ouvidos vários setores do governo e da sociedade civil.
 
(Cristina Vilanova) Existem muitas instituições que de acordo com a sua competência trabalha com a regulamentação da questão dos incêndios e também de situações de pânico e aí nós estamos reunindo, acredito que pela primeira vez, todos esses atores para estar elaborando esse código nacional que depois, óbvio, o outro trabalho é poder disseminar ele nos país e poder fazer efetivamente a implementação dele em todo o Brasil. 

(Repórter) A presidente da Comissão, senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, defendeu uma ampla discussão sobre as leis de prevenção aos incêndios.
 
(Ana Amélia) Os resultados que nós obtivemos em planos muito bons serão muito melhores quando a gente tem a parceria de todos os agentes envolvidos nesse processo.
 
(Repórter) Também participaram da audiência pública representantes do corpo de bombeiros do Rio Grande do Sul e de São Paulo. Eles defenderam melhores condições de trabalho para os profissionais que combatem o fogo.
18/04/2013, 04h59 - ATUALIZADO EM 18/04/2013, 04h59
Duração de áudio: 01:44
Ao vivo
00:0000:00