Ministro nega que Abin tenha infiltrado agentes no Porto de Suape — Rádio Senado

Ministro nega que Abin tenha infiltrado agentes no Porto de Suape

LOC: O MINISTRO DO GABINETE DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA NEGOU QUE A ABIN TENHA INFILTRADO AGENTES NO PORTO DE SUAPE PARA MONITORAR AÇÕES SINDICAIS CONTRÁRIAS À EMEPÊ DOS PORTOS.  

LOC: O GENERAL JOSÉ ELITO PARTICIPOU DE AUDIÊNCIA NA COMISSÃO MISTA DE CONTROLE DAS ATIVIDADES DE INTELIGÊNCIA. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.  

(Repórter) A medida provisória 595 define novas regras para concessões, funcionamento e contratação de trabalhadores para os portos brasileiros. Nos últimos dias foram divulgadas na imprensa notícias sobre suposta infiltração da Agência Brasileira de Inteligência no porto de Suape, em Pernambuco, com a finalidade de monitorar atividades sindicais resistentes à aprovação da MP. Mas durante a audiência no Congresso, o ministro de Segurança Institucional, general José Elito, negou essa acusação. Ele disse que o órgão apenas buscou, de forma legal, informações sobre uma possível greve que ameaçava os portos nacionais. 

(José Elito) Na verdade os portos, como os aeroportos, eles estão sendo acompanhados diariamente há vários anos. Quando aconteceu a previsão de poder parar os portos, vários ministérios se reuniram, nós também, todos, “olha, o que pode acontecer, o que podemos fazer”, esse é o trabalho da inteligência de Estado. Alertar, chegar a conclusões, a ações. E por sorte todos chegaram a um acordo e não tivemos um problema pior. 

(Repórter) O senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, ressaltou a importância de que os serviços de inteligência do governo atuem sempre conforme a lei. 

(Rodrigo Rollemberg) A gente entende que num Estado democrático de direito, as atividades de informação e de inteligência são importantes. Agora é muito importante esse controle social feito pelo Senado, feito pela imprensa, feito por todas as instituições da vida democrática porque a gente sabe que muitas vezes há um limite tênue entre aquela que é a tarefa institucional e uma tarefa que poderia ultrapassar esses limites e significar uma agressão à vida institucional. 

(Repórter) A MP dos Portos está, atualmente, em análise na comissão mista de deputados e senadores instalada para examinar a matéria.
17/04/2013, 08h30 - ATUALIZADO EM 17/04/2013, 08h30
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00