Renan instala Conselho de Transparência e Controle Social — Rádio Senado

Renan instala Conselho de Transparência e Controle Social

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO INSTALOU NESTA TERÇA-FEIRA O CONSELHO DAE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL. 

LOC: O COLEGIADO, RESPONSÁVEL POR PROMOVER UM DIÁLOGO COM A POPULAÇÃO, É COMPOSTO TAMBÉM POR INTEGRANTES DA SOCIEDADE CIVIL. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) Quatro servidores do Senado e três representantes da sociedade civil vão responder pelo Conselho da Transparência e Controle Social, criado para promover um diálogo permanente com a população e se aproximar de quem quiser ter acesso aos dados do Senado e dos parlamentares. O colegiado terá a missão de propor ações que estimulem o cidadão a acompanhar os atos da Casa. Os conselheiros também vão analisar relatórios de atendimento de pedidos de acesso à informação, formular políticas de transparência e controle social e definir uma gestão de prestação de contas. O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, declarou que a iniciativa faz parte do conjunto para fazer do Legislativo o poder mais transparente e citou o portal na internet com todos os dados da Casa. 

(Renan Calheiros) Ao cidadão estamos fornecendo as ferramentas necessárias para conferir como o dinheiro da União, ou seja, os recursos que saem dos seus bolsos para o pagamento de seus impostos estão sendo empregados pelo Senado Federal. Tal prestação de contas garante o controle social e torna o Legislativo mais forte. (Repórter) O diretor da ONG Transparência Brasil, Cláudio Abramo, afirmou que o Conselho vai atuar na busca incessante da transparência. 

(Cláudio Abramo) Um Conselho desse só pode funcionar direito se incomodar. Se ele não incomodar e só ficar dizendo amém não serve para nada. Se não conseguirmos incomodar a Mesa e os senadores não teremos cumprido nossa missão. 

(Repórter) Ao elogiar a iniciativa, o senador João Capiberibe, do PSB do Amapá, destacou que o Conselho de Transparência e Controle Social se soma à Lei de Acesso à Informação e à Lei 131, que obriga os órgãos públicos a divulgarem na internet todo o dinheiro arrecadado e gasto. 

(João Capiberibe) A sociedade precisa se mobilizar para controlar não apenas os gastos, mas todas as ações do Estado brasileiro. Portanto, hoje foi um dia importante para a cidadania. 

(Repórter) Desde 2009, o Senado divulga no Portal Siga Brasil todos os dados referentes à administração da Casa.
16/04/2013, 07h03 - ATUALIZADO EM 16/04/2013, 07h03
Duração de áudio: 02:15
Ao vivo
00:0000:00