Presidente da CDR cobra mais transparência nos gastos para obras do local — Rádio Senado

Presidente da CDR cobra mais transparência nos gastos para obras do local

LOC: O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO COBROU MAIS TRANSPARÊNCIA NOS GASTOS PARA OBRAS DO ESTÁDIO NACIONAL DE BRASÍLIA MANÉ GARRINCHA.
 
LOC: UM GRUPO DE DEPUTADOS E SENADORES VISITOU O CANTEIRO DE OBRAS DO ESTÁDIO NESTA TERÇA-FEIRA. REPÓRTER LARISSA BORTONI.

(Repórter) O secretário extraordinário da Copa 2014, Cláudio Monteiro, assegurou aos senadores e aos deputados que o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha estará pronto até 18 de maio, data marcada para a inauguração. Explicou, ainda, que houve um aumento nos custos das obras porque a primeira licitação contemplava apenas a estrutura física do estádio, mas não as benfeitorias, como gramado, cadeiras e telões. Ainda assim, o presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, o senador Antonio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe, considerou imprescindível o controle externo dos gastos.
 
(Antonio Carlos Valadares) Como é que uma obra começou com 751 milhões vai terminar em mais de um bilhão e 200 milhões de reais. Eu acho que isso tem que ser explicado não somente ao Senado e à Câmara dos Deputados e principalmente aos órgãos de fiscalização, tipo Tribunal de Contas da União, que é o órgão auxiliar do Poder Legislativo. 

(Repórter) Cláudio Monteiro também afirmou que, apesar de Brasília não ter tradição em futebol, o estádio será bem aproveitado. Segundo ele, está previsto pelo menos um grande evento ao mês, e o estádio vai sediar dois shoppings, restaurantes e bares.

(Cláudio Monteiro) Nós temos a maior renda per capita do país e nós não tínhamos um espaço. Quando você vai falar de quantidade de espaços, Brasília não tinha um espaço como esse. Aqui os eventos eram feitos a sabor do tempo às intempéries do tempo nos estacionamento. 

(Repórter) O deputado Romário, do PSB do Rio de Janeiro, respondeu que vai querer ver para crer se a afirmação do secretário procederá.

(Romário) Segundo o secretário, ele falou que vai dar. Agora, na verdade, a gente só pode concluir e afirmar isso ou não, quando começar essa concessão, na prática. Eu acredito que esse seja um dos estádios que, infelizmente, poderá se transformar num elefante branco. 

(Repórter) A comissão também foi ao aeroporto de Brasília para conhecer as benfeitorias que estarão prontas até a Copa de 2014. O consórcio que administra o espaço vai investir cerca de um bilhão de reais em obras. Serão construídas 15 novas posições para embarque e desembarque, a capacidade do estacionamento será dobrada e a de passageiros vai passar dos atuais 16 milhões ao ano para 41 milhões.
16/04/2013, 06h51 - ATUALIZADO EM 16/04/2013, 06h51
Duração de áudio: 02:17
Ao vivo
00:0000:00