Relações com Colômbia estão crescendo cada vez mais, aponta diplomata — Rádio Senado

Relações com Colômbia estão crescendo cada vez mais, aponta diplomata

LOC: AS RELAÇÕES COMERCIAIS E POLÍTICAS COM A COLÔMBIA ESTÃO CRESCENDO E TENDEM A AUMENTAR.  

LOC: A ANÁLISE É DA DIPLOMATA MARIA BERENGUER, APROVADA PELA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES DO SENADO PARA SER A NOVA EMBAIXADORA DO BRASIL NO PAÍS VIZINHO. CONFIRA TODAS AS INFORMAÇÕES NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

TÉC: O comércio com a Colômbia quadruplicou nos últimos 4 anos, e o Brasil tornou-se o quarto maior parceiro comercial e investidor naquele país vizinho, perdendo apenas para os Estados Unidos, China e México. Este quadro tende a melhorar, pois avançam as negociações para a abertura de um foro dinamizador de comércio entre os dois países, segundo a diplomata Maria Berenguer, que deverá ser a nova embaixadora brasileira em Bogotá. Berenguer afirmou ainda que a imagem do Brasil na Colômbia é bastante positiva, devido à colaboração ativa nas negociações de paz do governo com as FARC, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, a mais antiga guerrilha em atividade na América Latina. 

(MARIA BERENGUER): O presidente Santos, o Brasil foi o 1º. país que ele visitou como presidente eleito. O Brasil apóia plenamente o processo de negociação que está se desenvolvendo em Cuba com as FARC. Nós o Brasil, demos o nosso apoio físico em 4 ocasiões no resgate de reféns libertados pela FARC. E fomos muito elogiados. 

(REPÓRTER): Ela informou que também tem aumentado a colaboração entre os dois países no setor de segurança pública. É que a Colômbia tem experiências bem-sucedidas nesta área em cidades grandes. O senador Jarbas Vasconcellos, do PMDB de Pernambuco, pediu à diplomata que abra as portas da embaixada na Colômbia para negociações diretas envolvendo os governadores de Estados brasileiros. O presidente da Comissão, senador Ricardo Ferraço do PMDB do Espírito Santo, apoiou este direcionamento. 

(RICARDO FERRAÇO): Eu fui à Bogotá conhecer o programa de segurança pública, que é a fonte de inspiração para as Unidades de Pacificação no Rio de Janeiro, um programa que já produz excepcionais resultados na cidade do Rio de Janeiro. 

(REPÓRTER): Também foi aprovado o nome do diplomata Santiago Alcazar para a embaixada do Brasil no Azerbaijão. O Azerbaijão fez parte da antiga União Soviética, e é um país muito importante em termos geopolíticos devido a suas gigantescas reservas de petróleo e de gás natural. Ambas as indicações serão agora analisadas pelo Plenário do Senado.
11/04/2013, 01h03 - ATUALIZADO EM 11/04/2013, 01h03
Duração de áudio: 02:12
Ao vivo
00:0000:00