Especialistas defendem proposta que destina 10% do Orçamento para saúde — Rádio Senado

Especialistas defendem proposta que destina 10% do Orçamento para saúde

LOC: AUTORIDADES E ESPECIALISTAS COBRARAM MAIS INVESTIMENTOS PARA A SAÚDE E DEFENDERAM UMA PROPOSTA QUE DESTINA DEZ POR CENTO DO ORÇAMENTO DA UNIÃO PARA O SETOR.  

LOC: O ASSUNTO FOI DISCUTIDO NESTA QUINTA-FEIRA COM OS SENADORES DA COMISSÃO CRIADA PARA DISCUTIR A SITUAÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA E PROPOR SOLUÇÕES PARA INVESTIMENTOS NA ÁREA. REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

TÉC: Os senadores e convidados lembraram que o SUS é o maior sistema universal de saúde do mundo e atende toda a população brasileira. No entanto, o setor sofre com a falta de recursos e atravessa um momento difícil, que se agravou com a extinção da CMPF, em 2007. Para reverter este cenário, autoridades e especialistas criticaram os cortes no orçamento e cobraram mais investimentos. Também defenderam uma proposta de iniciativa popular que destina dez por cento do orçamento da União para a área. Atualmente, o gasto público é de aproximadamente 4 por cento do PIB, o Produto Interno Bruto, que é a soma das riquezas produzidas no país. O texto já conta com o apoio de 70 entidades e um milhão duzentas e cinquenta mil assinaturas, como explicou o conselheiro nacional de saúde Ronald Ferreira. 

(Ronald) No caso dos dez por cento da União, nós conseguimos mobilizar amplos setores da sociedade brasileira. Hoje nós podemos dizer que o que tem de sociedade civil neste país está de alguma forma envolvida, mobilizado e queremos trazer mais de dois milhões de assinaturas aqui para o Congresso Nacional neste projeto de lei. 

(REPÓRTER) O senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, que é o autor do pedido para a criação e relator da comissão, disse que vai levar em conta as sugestões feitas pelos convidados e apresentar em menos de três meses as medidas que possam ampliar os investimentos na saúde pública. 

(Humberto) As contribuições das duas instituições que aqui estiveram, Ministério e Conselho Nacional de Saúde, foram muito significativas e nos trouxeram argumentos importantes para travar este debate, que não vai ser um debate fácil, porque a idéia é que desta comissão nós sairmos com uma proposta, um projeto de lei que amplie os recursos para a saúde. 

(REPÓRTER) Esta foi a primeira de cinco audiências públicas previstas para discutir os problemas relacionados à saúde pública e propor soluções para investimentos na área.
11/04/2013, 12h43 - ATUALIZADO EM 11/04/2013, 12h43
Duração de áudio: 02:14
Ao vivo
00:0000:00