Nelson Pellegrino é o novo presidente da Comissão de Inteligência — Rádio Senado

Nelson Pellegrino é o novo presidente da Comissão de Inteligência

LOC: O DEPUTADO NELSON PELLEGRINO, DO PT DA BAHIA, É O NOVO PRESIDENTE DA COMISSÃO MISTA DE CONTROLE DAS ATIVIDADES DE INTELIGÊNCIA. 

LOC: E A PRIMEIRA PROVIDÊNCIA DA COMISSÃO NESTE ANO FOI CONVIDAR O MINISTRO-CHEFE DO GABINETE DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL PARA UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA. REPÓRTER LARISSA BORTONI.  

(Repórter) A Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência tem a função de controlar e fiscalizar as atividades do Sistema Brasileiro de Inteligência. É formada por três deputados federais e por três senadores. Entre eles, os presidentes das comissões de relações exteriores e defesa nacional de cada uma das Casas Legislativas. Ao tomar posse no comando da Comissão Mista, o deputado Nelson Pellegrino ressaltou como é importante a vigilância sobre os serviços de inteligência. 

(Nelson Pellegrino) Sabemos todos que essa atividade é fundamental para a envergadura do Brasil. Importante é que ela seja organizada dentro dos estritos parâmetros do estado democrático de direito. Que ela seja objeto de um controle externo capaz de refletir os interesses públicos. É nesse sentido que se destaca o papel do parlamento. 

(Repórter) O senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, que preside a Comissão de Relações Exteriores do Senado, foi eleito vice-presidente da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência. Ele pontuou a diferença que tem esse serviço em regimes democráticos e em ditaduras. 

(Ricardo Ferraço) é uma coisa absolutamente diferente. As sociedades mais organizadas, mais civilizadas dispõem de estrutura de inteligência na defesa daquilo que há de interesse mais elevado do estado a qual ele faz parte. 

(Repórter) A Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência aprovou o convite para que o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general José Elito Carvalho Siqueira, explique, em audiência pública como funcionam as agências e órgãos que atuam neste setor no Brasil.
10/04/2013, 06h29 - ATUALIZADO EM 10/04/2013, 06h29
Duração de áudio: 01:47
Ao vivo
00:0000:00