Comissão vai debater com empresas e Anac preço de passagens aéreas — Rádio Senado

Comissão vai debater com empresas e Anac preço de passagens aéreas

LOC: A COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E FISCALIZAÇÃO E CONTROLE DO SENADO VAI DISCUTIR COM OS REPRESENTANTES DAS EMPRESAS AÉREAS E DA AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL O ALTO PREÇO DAS PASSAGENS DE AVIÃO NO BRASIL. 

LOC: OS SENADORES TAMBÉM DEVEM DEBATER A FALTA DE VÔOS PARA CIDADES DE DIVERSOS ESTADOS BRASILEIROS. OS DETALHES COM O REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

TÉC: O mercado da aviação civil no Brasil é um dos mais promissores do mundo e, nos últimos 10 anos, o número de passageiros pulou de 30 para 100 milhões de pessoas. No entanto, o setor passa por uma série de problemas para atender a crescente demanda dos usuários. Neste sentido, a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle vai debater com os representantes de empresas aéreas, de entidades de defesa do consumidor e da Agência Nacional de Aviação Civil temas como o alto preço das passagens aéreas e a falta de vôos para cidades e capitais de diversos estados brasileiros, como Espírito Santo, Acre, e Mato Grosso do Sul. Os senadores lamentaram que o Brasil é um dos países mais caros do mundo para se viajar de avião. O autor do pedido para a audiência pública, senador Jorge Viana, do PT do Acre, cobrou medidas para defender os passageiros de eventuais abusos, como as elevadas multas para a remarcação dos bilhetes. 

(Viana) A Anac tem de criar regulamentos que defendam o usuário, que regulamentem aquilo que é direito do usuário. Não tem sentido. Então, não estou me colocando contra as empresas. Estou me colocando a favor do usuário, que precisa ser respeitado, que tem de parar de ser enganado. Os usuários de transporte aéreo neste País, estão sendo enganados. Estão metendo a mão no bolso do usuário a toda hora, a todo momento” 

(REPÓRTER) Em 2012, a Agência Nacional de Aviação Civil recebeu quase 15 mil reclamações de passageiros contra as companhias aéreas. Entre elas, críticas à falta de divulgação de informações pelas empresas, principalmente em relação às regras de cancelamento e de remarcação de viagens.
09/04/2013, 01h46 - ATUALIZADO EM 09/04/2013, 01h46
Duração de áudio: 01:50
Ao vivo
00:0000:00