Representantes pedem aprovação do financiamento público de campanha — Rádio Senado

Representantes pedem aprovação do financiamento público de campanha

LOC: OS REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL PEDIRAM APROVAÇÃO DO FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHA. 

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO LEMBROU QUE A CASA JÁ APROVOU A REFORMA POLÍTICA EM DISCUSSÃO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS. A REPORTAGEM É DE HERICA CHRISTIAN. 

(Repórter) O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, recebeu um manifesto assinado por 50 entidades da sociedade civil em favor do financiamento público de campanha. Eles defendem o fim das doações pela iniciativa privada. Segundo o representante do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, o juiz Márlon Reis, na última década, apenas 10 empresas doaram R$ 1 bilhão para candidatos. Ele destacou que o financiamento público impedirá que os políticos apoiados possam pautar o mandato de acordo com o interesse de seus patrocinadores de campanha. 

(Márlon Reis) Precisamos estabelecer regras que distribuam primeiro valores baixíssimos e não as quantias absurdas e de forma transparente com a publicação de prestação de contas em tempo real na internet. Acontece que temos hoje um financiamento feito com base em futura retribuição feita com contratos públicos. 

(Repórter) O vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Cláudio Lamachia, ressaltou que se o Congresso Nacional não aprovar o fim das doações de empresas e a redução dos gastos com campanhas políticas, as entidades da sociedade civil vão apresentar um projeto de iniciativa popular nos moldes da Lei da Ficha Limpa. 

(Cláudio Lamachia) Se não tivermos esse movimento por parte da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, que temos uma expectativa que efetivamente tenhamos, estaremos trabalhando com a ideia de um projeto de iniciativa. E aí sim buscando traduzir aquele sentimento da sociedade num tema tão importante quanto esse. 

(Repórter) O presidente do Senado elogiou a iniciativa da sociedade civil. Mas ressaltou que os senadores já aprovaram diversos projetos das Reformas Política e Eleitoral, que estão na Câmara dos Deputados. 

(Renan Calheiros) Queria apenas dizer em favor do Senado Federal que já fez uma ampla Reforma Política, que foi mandada para a Câmara dos Deputados e não caminhou na Câmara. O Senado tomou iniciativa da Reforma Política que acabou com showmício e outras despesas que precisavam ser proibidas e já não dava mais para conviver com elas. 

(Repórter) Desde março do ano passado, o projeto do financiamento público de campanha está na pauta do Plenário do Senado.
08/04/2013, 08h50 - ATUALIZADO EM 08/04/2013, 08h50
Duração de áudio: 02:18
Ao vivo
00:0000:00