Senadores participam de anúncio de medidas contra a seca no Nordeste — Rádio Senado

Senadores participam de anúncio de medidas contra a seca no Nordeste

LOC: UM GRUPO DE SENADORES PARTICIPA NESTA TERÇA-FEIRA DA CERIMÔNIA EM QUE A PRESIDENTE DA REPÚBLICA VAI ANÚNCIAR MEDIDAS EMERGENCIAIS CONTRA A SECA NO NORDESTE. 

LOC: WALTER PINHEIRO, DA BAHIA, RESSALTOU QUE A FALTA DE CHUVAS QUE ATINGE A REGIÃO É UMA DAS PIORES DOS ÚLTIMOS ANOS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN 

(Repórter) Em Fortaleza no Ceará, a presidente Dilma Rousseff deverá cobrar dos nove governadores a conclusão de obras de infraestrutura destinadas a levar água para as cidades que sofrem com estiagem e anunciar a liberação de recursos. O senador Walter Pinheiro, do PT da Bahia, destacou que a situação está tão crítica que há famílias abandonando suas terras por falta de água para consumo humano. Ele espera que o governo federal priorize também a distribuição de milho nos municípios afetados a fim de garantir a alimentação dos rebanhos. 

(Walter Pinheiro) Estamos pressionando há muito tempo o Ministério da Agricultura, a Conab, para que possa retirar milho de diversas regiões do Estado e levar para o Nordeste, para o alimento animal. E para que tenhamos liberação de recursos, ampliação do Bolsa-Estiagem, liberação de mais recursos do Garantia-Safra. Mais recursos para extrairmos água do subsolo e para utilizar toda estrutura possível para fazer o transporte de água para estados como a Bahia, por exemplo. 

(Repórter) O líder do governo no Congresso Nacional, senador José Pimentel, do PT do Ceará, afirmou que não se trata de uma situação de emergência, mas de calamidade, já que não há previsão de chuvas nas próximas semanas. José Pimentel destacou que no mesmo dia em que a presidente Dilma Rousseff deverá fazer anúncios para ajudar os estados que sofrem com a seca no Nordeste, o Plenário do Senado poderá votar uma medida provisória que também vai ajudar a Região. 

(José Pimentel) Agora está na Ordem do Dia do Senado uma medida provisória que tem o objetivo de autorizar a compra de 550 mil toneladas de milho para o abastecimento e alimentação de animais da região Nordeste e também um conjunto de ações que prorrogam o programa Garantia-Safra e a bolsa de manutenção das famílias no semi-árido. 

(Repórter) Os senadores da bancada do Nordeste vão pedir a redução da burocracia para a liberação imediata dos recursos federais. Outra demanda é o uso de aeronaves da Força Aérea Brasileira para o transporte de água e alimentos.
01/04/2013, 07h12 - ATUALIZADO EM 01/04/2013, 07h12
Duração de áudio: 02:09
Ao vivo
00:0000:00