Comissão aprova projetos que favorecem a integração da região Nordeste — Rádio Senado

Comissão aprova projetos que favorecem a integração da região Nordeste

LOC: DOIS PROJETOS QUE FAVORECEM A INTEGRAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE FORAM APROVADOS NA REUNIÃO DA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO NESTA QUARTA-FEIRA.
 
LOC: O PRIMEIRO CRIA A REGIÃO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DO CARIRI ARARIPE. O OUTRO, ACRESCENTA A BACIA DO RIO VAZA BARRIS NA ÁREA DE ATUAÇÃO DA COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DO VALE DO SÃO FRANCISCO. REPÓRTER: ANA BEATRIZ SANTOS.
 
(Repórter) Com o objetivo de promover o desenvolvimento além das fronteiras dos estados, duas propostas foram aprovadas pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo. A primeira, de autoria do senador Inácio Arruda, do PC do B do Ceará, cria a região integrada do Cariri-Araripe. A intenção é promover ações conjuntas entre a União e os estados do Ceará, Pernambuco, Piauí e Paraíba. A criação da região integrada vai permitir concessões de crédito, incentivos fiscais e outras medidas de desenvolvimento sustentável para a região. A proposta vai beneficiar 70 municípios e mais de um milhão e meio de habitantes. O senador Wellington Dias, do PT do Piauí, lembrou que a região tem grande potencial econômico.
 
(Wellington Dias) Ali nós temos os municípios de Alegrete, Belém do Piauí, Betânia, Caldeirão Grande, Campo Grande, Caridade, Curral Novo, é por onde vai passar a ferrovia transnordestina, exatamente nesse potencial.
 
(Repórter) Outro projeto é o que inclui o rio Vaza Barris na área de abrangência da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco, a Codevasf. Com isso, a expectativa da autora do projeto, senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, é proporcionar o uso racional dos recursos do rio, que corta os estados de Sergipe e Bahia. O senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, destacou a importância histórica e econômica do Vaza Barris.

(Rodrigo Rollemberg) Lembrando que o rio Vaza Barris passa as margens de Canudos perto de sua nascente e via desaguar no Oceano Atlântico no Mosqueiro, dividindo as cidades de Aracaju e Itaporanga d’Ajuda, e um rio da maior importância para economia daquela região.

(Repórter) Uma das vantagens da integração da Bacia à Codevasf será o acesso a tecnologias que permitam o uso racional da água, como a agricultura irrigada, e a melhoria no abastecimento dos municípios da região. As duas matérias seguem para análise da Câmara dos Deputados.
21/03/2013, 02h00 - ATUALIZADO EM 21/03/2013, 02h00
Duração de áudio: 02:05
Ao vivo
00:0000:00