Wellington Dias diz que royalties são única fonte para dobrar investimentos — Rádio Senado

Wellington Dias diz que royalties são única fonte para dobrar investimentos

LOC: O SENADOR WELLINGTON DIAS, DO ESTADO DO PIAUÍ, DISSE QUE OS ROYALTIES DO PETRÓLEO SÃO A ÚNICA FONTE DE RECURSOS PARA DOBRAR OS INVESTIMENTOS EM EDUCAÇÃO.
 
LOC: A DECLARAÇÃO DO LÍDER DO PT FOI DADA NESTA TERÇA-FEIRA, DURANTE A AUDIÊNCIA PÚBLICA DA COMISSÃO DE DEPUTADOS E SENADORES QUE ANALISA A MEDIDA PROVISÓRIA QUE TRATA DO ASSUNTO. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:
 
(Repórter): A medida provisória 592 determina que 50 por cento dos recursos do Fundo Social do Pré-sal sejam investidos em educação. O presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, disse que as prefeituras precisam urgentemente desse dinheiro para assegurar creches públicas a cerca de nove milhões de crianças. Já o coordenador geral da “Campanha Nacional pelo Direito à Educação”, Daniel Cara, defendeu que todo o royalty do petróleo seja aplicado no ensino:

(DANIEL CARA): É importantíssimo o compromisso de governadores e prefeitos em relação aos investimentos em educação. Isso adicionaria mais de um por cento do PIB caso todos os royalties fossem de fato investidos na área. Contudo, é central que a União desempenhe o seu papel. Sem o desempenho do papel da união a gente não consegue, de fato, cumprir com a meta do Plano Nacional de Educação.

(Repórter): O presidente da Associação Nacional das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes, Gustavo Henrique Balduíno, acredita que o aumento dos recursos em educação ajuda a melhorar as demais áreas sociais:

(GUSTAVO BALDUÍNO): a educação tem o condão e o dom de, além daquilo que está sendo dito aqui, intervir, aturar e melhorar as demais áreas sociais, o meio ambiente, a saúde, o saneamento básico... é claro que de forma direta ou indireta, mas certamente alcançamos esses objetivos. (Repórter): : O líder do PT, senador Wellington Dias, disse que os royalties do petróleo são a única fonte de recursos capaz de dobrar os investimentos em educação:

(WELLINGTON DIAS): “Não tem outra fonte no Brasil para poder dobrar os investimentos em educação, nem que a gente quisesse. Qualquer que seja o governo, não há. Não há uma fonte. Qual é a tese? E eu acho que isso seja talvez algo que nos uma aqui. É trocar uma riqueza finita por uma infinita. E a educação é a base disso e a pesquisa, ciência e tecnologia, inclusive para realimentar outras alternativas de riquezas materiais futuras, frutos disso.”

(Repórter): Já o deputado Ronaldo Caiado, do Democratas de Goiás, defendeu que o dinheiro do petróleo seja aplicado também na saúde. Ele afirmou que o setor é igualmente precário e não haveria sentido em promover uma queda de braço entre saúde e educação.
19/03/2013, 06h59 - ATUALIZADO EM 19/03/2013, 06h59
Duração de áudio: 02:11
Ao vivo
00:0000:00