Comissão de Educação aprova relatório sobre Autoridade Pública Olímpica — Rádio Senado

Comissão de Educação aprova relatório sobre Autoridade Pública Olímpica

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE APROVOU RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA AUTORIDADE PÚBLICA OLÍMPICA, APO, REFERENTE AO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2012. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA. 

(REPÓRTER) A Autoridade Pública Olímpica foi criada em 2011 para coordenar a participação da União, do Estado e do Município do Rio de Janeiro na preparação e realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Entre as atribuições estão o planejamento e a entrega das obras e serviços necessários ao evento, e compromissos assumidos perante os Comitês Olímpico Internacional, o COI, e Paralímpico Internacional, o IPC. O relatório encaminhado ao Senado pela Autoridade Pública Olímpica apresenta a estrutura interna da entidade e detalha as atividades desenvolvidas pelos órgãos. A relatora, senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, destacou que o documento indica o cumprimento pleno das funções da entidade. Mas disse que faltou o detalhamento orçamentário executado no primeiro semestre de 2012. Ana Amélia cobrou que o próximo relatório traga esses dados 

(ANA AMÉLIA) Acreditamos que essa falha não invalida o relatório, mas deve ser corrigida nos próximos relatórios de atividades, devido à importância de que a população e esta Casa do Congresso Nacional saibam como está sendo gerido o dinheiro público encaminhado àquela autarquia. 

(REPÓRTER) A APO tem como instância máxima o Conselho Público Olímpico, presidido pelo ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e integrado pelo prefeito do Rio de Janeiro, e governador do Estado. Cabe ao conselho analisar os estatutos da APO, aprovar proposta de orçamento e a Carteira de Projetos Olímpicos. O presidente da entidade, escolhido pela Presidente da República, é o ex-ministro das cidades, Márcio Fortes. O relatório será agora examinado pela Comissão de Fiscalização e Controle do Senado. Repórter Nara Ferreira. 

LOC: FOI ADIADO NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO O EXAME DO PROJETO QUE ESTENDE OS BENEFÍCIOS DO BOLSA-ATLETA AOS TÉCNICOS DOS ESPORTISTAS ATENDIDOS PELO PROGRAMA. PELO TEXTO, OS TÉCNICOS RECEBERÃO 10 POR CENTO DO VALOR PAGO A CADA BOLSISTA.
19/03/2013, 01h36 - ATUALIZADO EM 19/03/2013, 01h36
Duração de áudio: 01:50
Ao vivo
00:0000:00