Comissão começa a debater os entraves logísticos do Brasil — Rádio Senado

Comissão começa a debater os entraves logísticos do Brasil

LOC: A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA DO SENADO COMEÇOU A DEBATER NESTA SEGUNDA-FEIRA OS ENTRAVES LOGÍSTICOS QUE DIFICULTAM O DESENVOLVIMENTO DO BRASIL. 

LOC: O PRIMEIRO SETOR A SER DEBATIDO SERÁ O DE ENERGIA, COMO INFORMA O REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: 

(Repórter) A decisão de debater os entraves estruturais para o desenvolvimento do Brasil, foi do presidente da Comissão de Infraestrutura, senador Fernando Collor, do PTB de Alagoas:

Fernando Collor) O objetivo é coletar depoimentos, análises e informações acerca de propostas setoriais para a infraestrutura, especialmente no que tange à modernização e expansão dos serviços, ao aumento da competitividade, a avaliação da capacidade de crescimento da economia e do bem-estar da população, tendo o investimento e a gestão como chaves para desatar o nó logístico do país. 

(Repórter) O primeiro ciclo de debates vai discutir em cinco painéis as deficiências do setor de energia. Durante os meses de março, abril e maio os senadores vão ouvir 16 especialistas em assuntos como biocombustíveis, energia hidrelétrica, energia nuclear, fontes alternativas, novas tecnologias e pré-sal. O ciclo vai ser coordenado pelo professor emérito da Unicamp, Rogério Cerqueira Leite, que falou sobre o problema básico do setor: 

(Rogério Cerqueira Leite) De 1950 ao ano 2000, o brasileiro passou a gastar quase oito vezes mais energia, na média. Isso é uma coisa realmente impressionante. Então nós não temos tanta escolha assim com as energias, ou temos as energias que foram acumuladas no passado ou temos essas formas que vêm das mares, essa energia de movimento, ventos, mares e tal, e temos biomassa, que é uma forma de acumulação de energia também. Esse é o nosso problema básico. 

(Repórter) O próximo debate da Comissão de Infraestrutura vai ser no dia 27 de março e terá como tema a eletricidade e a produção das usinas hidrelétricas. A discussão vai contar com as presenças de Albert de Melo, diretor-geral do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica – Cepel; e do professor da Unicamp, Secundino Soares Filho. Depois de analisar a área de energia, a Comissão de Infraestrura vai tratar dos temas: transportes, aviação civil, água e telecomunicações.
18/03/2013, 07h58 - ATUALIZADO EM 18/03/2013, 07h58
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00