Exportação e importação em moeda local poderão ser estendidas ao Uruguai — Rádio Senado

Exportação e importação em moeda local poderão ser estendidas ao Uruguai

LOC: A EXPORTAÇÃO E A IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS COM MOEDA LOCAL PODERÃO SER ESTENDIDAS AO URUGUAI.

LOC: O SISTEMA, JÁ APLICADO NO COMÉRCIO ENTRE BRASIL E A ARGENTINA, FACILITA OS PAGAMENTOS ENTRE OS PAÍSES VIZINHOS SEM UTILIZAÇÃO DO DÓLAR NORTE-AMERICANO. REPÓRTER NARA FERREIRA.
 
(Repórter) O projeto, aprovado na Comissão de Relações Exteriores do Senado, autoriza o Banco Central do Brasil a abrir limite de crédito de 40 milhões de dólares ao Banco Central do Uruguai. O Sistema de Pagamentos em Moeda Local, ou SML, que permite pagamento de exportações em moeda local, facilita o comércio entre os países vizinhos e já se aplica nas trocas comerciais entre Brasil e Argentina, cujo crédito autorizado é de 120 milhões de dólares. O relator, senador Francisco Dornelles, do PP do Rio de Janeiro, explicou que ao possibilitar o comércio exterior nas moedas locais, sem necessidade do uso do dólar norte-americano, esse sistema aumentou o mercado do Real com o Peso argentino e reduziu os custos das transações comerciais. Cerca de 800 operações de exportação são realizadas mensalmente nessa modalidade, movimentando aproximadamente 200 milhões de Reais. Para Francisco Dornelles, o SML significa redução de custos operacionais e de risco cambial, principalmente para os pequenos e médios exportadores. O relatório foi lido na Comissão pelo senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, que apoiou a proposta.
 
(Repórter) No SML o procedimento é simplificado, o que permite reduzir as tarifas cobradas pelos bancos. Ainda mais importante, o valor das exportações é fixado em reais.Já nas exportações convencionais, o valor do contrato é fixado em dólares, transferindo para o exportador todo o risco decorrente de eventual apreciação do real entre o momento em que se firma o contrato e o momento em que se recebe o pagamento. Diante da experiência positiva que vimos tendo com a argentina pode-se concluir que é desejável que o acordo do sistema de pagamentos em moeda local, sml, seja estendido para outros países como no caso o Uruguai. 

(Repórter) O projeto, que veio do governo e foi aprovado na Câmara dos Deputados, segue agora para a Comissão de Assuntos Econômicos.
08/03/2013, 11h51 - ATUALIZADO EM 08/03/2013, 11h51
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00