Sessão solene comemora o Dia Internacional da Mulher — Rádio Senado

Sessão solene comemora o Dia Internacional da Mulher

LOC: SESSÃO SOLENE DO CONGRESSO NACIONAL COMEMOROU NESTA QUARTA-FEIRA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER, QUE OCORRE NO DIA 8 DE MARÇO.
 
LOC: CINCO MULHERES FORAM HOMENAGEADAS COM O DIPLOMA MULHER CIDADÃ BERTHA LUTZ, EM SESSÃO SOLENE DO CONGRESSO NACIONAL. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES:
 
(Repórter) Há dez anos o Congresso entrega a comenda a mulheres que se destacaram em suas áreas. Foram homenageadas nesta décima segunda edição do prêmio, a deputada Jô Moraes, do PCdoB de Minas Gerais, a educadora Adélia Moreira Pessoa, as ativistas Amabília Vilaronga de Pinho Almeida e Telma Dias Ayres e a missionária Luzia Santiago. O Presidente do Congresso Senador Renan Calheiros lembrou que a luta pelos direitos femininos é permanente e que muito ainda precisa ser feito.

(Renan Calheiros) Nada justifica que apesar das quotas tenhamos tão baixa representatividade aqui no Parlamento, quando sabemos que as mulheres compõem a maioria da população do país. Os crimes contra as mulheres indicam que apesar da melhoria após a lei Maria da Penha, que tive a honra de promulgar aqui no Senado Federal, precisamos evoluir muito. 

(Repórter) A presidente do Conselho Diploma Mulher Cidadã, senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, lembrou que se as regras eleitorais não mudarem, ainda vai levar muito tempo para que as mulheres representem de fato a população brasileira no Parlamento.

(Lídice da Mata) O nosso parlamento precisa ser um parlamento de Mulheres e negros e nós temos que contribuir com a reformulação, com a reforma da política brasileira fazendo com que a lei de quotas, o financiamento público de campanha e a lista fechada possam contribuir para que mais rapidamente possamos vencer o distanciamento de um parlamento que permanece, mesmo com toda a luta democrática, mesmo com todo o esforço da sociedade brasileira ainda distante de fazer uma representação real daquilo que é o nosso povo.
 
(Repórter) Durante as homenagens pelo dia Internacional da Mulher o presidente do Senado, Renan Calheiros anunciou o nome da senadora Vanessa Graziotin, para a Procuradoria da Mulher no Senado.
 
06/03/2013, 02h03 - ATUALIZADO EM 06/03/2013, 02h03
Duração de áudio: 01:53
Ao vivo
00:0000:00