Comissão de Mudanças Climáticas define plano de trabalho para 2013 — Rádio Senado

Comissão de Mudanças Climáticas define plano de trabalho para 2013

LOC: OS DEPUTADOS E SENADORES DA COMISSÃO MISTA SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS DISCUTIRAM NESTA TERÇA-FEIRA O PLANO DE TRABALHO PARA 2013.
 
LOC: OS PARLAMENTARES DEVEM DEBATER OS IMPACTOS DO AQUECIMENTO GLOBAL E SE MOBILIZAR PARA ANALISAR OS PROJETOS QUE BUSCAM REDUZIR AS EMISSÕES DE POLUENTES E GARANTIR A BIODIVERSIDADE. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

(Repórter) O relator da Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas, deputado Sarney Filho, do PV do Maranhão, apresentou um plano de trabalho com a previsão de mais de 15 audiências públicas em 2013 em todas as regiões do país. Os senadores e deputados devem discutir com autoridades, especialistas e entidades temas como as consequências do aquecimento global na vida da população, a aplicação do novo Código Florestal, a geração de energia limpa e o financiamento de projetos ambientais. Também devem debater os impactos das mudanças do clima na agricultura e em desastres naturais, como enchentes, secas e desertificação. A presidente do colegiado, senadora Wanessa Graziottin, do PC do B do Amazonas, sugeriu que a Comissão faça um levantamento e se mobilize para votar os projetos em discussão no Congresso Nacional que buscam garantir a biodiversidade, permitir o desenvolvimento sustentável, e reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa.
 
(Vanessa Grazziotin) Seriam ações a serem efetivadas. Ações! Não só debates, ações. E a partir deste levantamento estipular um calendário de prioridades. E fazer uma campanha. Nossos seminários já servirão para isto. Nós temos aí muitos projetos de leis.
 
(Repórter) A Comissão ainda deve promover seminários com deputados estaduais e vereadores e com parlamentares da América Latina para analisar as diferentes legislações e as principais ações ambientais feitas no Brasil e no exterior. O plano de trabalho deve ser votado na próxima terça-feira, quando os parlamentares da Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas voltam a se reunir.
05/03/2013, 02h06 - ATUALIZADO EM 05/03/2013, 02h06
Duração de áudio: 01:46
Ao vivo
00:0000:00