Senadores divergem sobre atuação do governo na região Nordeste — Rádio Senado

Senadores divergem sobre atuação do governo na região Nordeste

LOC: SENADORES DA OPOSIÇÃO E DA BASE ALIADA DIVERGEM SOBRE A ATUAÇÃO DO GOVERNO FEDERAL NA REGIÃO NORDESTE. 

LOC: NESTA SEGUNDA-FEIRA, A PRESIDENTE DILMA ROUSSEF ANUNCIOU QUE O GOVERNO ESTÁ INVESTINDO 30 BILHÕES DE REAIS PARA GARANTIR ÁGUA À POPULAÇÃO DO SEMIÁRIDO. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI:  

(Repórter) Segundo informou Dilma Roussef no programa Café com a Presidenta, a maior parte dos 30 bilhões de reais será utilizada em obras como barragens, canais e redes de abastecimento. Serão 24 bilhões de reais destinados para esses projetos. O restante dos recursos será usado no programa Água para Todos e em medidas emergenciais como a contratação de carros-pipas. O líder do governo no Congresso, senador José Pimentel, do PT do Ceará, lembrou que desde o ano passado o semiárido convive com uma das piores estiagens da história, e elogiou os investimentos anunciados pela presidente. 

(José Pimentel) Em secas menores do que essa nós assistimos às famílias famintas saqueando comércio, retendo veículos nas rodovias e ocupando os centros urbanos. Não temos hoje uma única cidade, um único saque promovido na região nordeste, porque com as políticas sociais do governo Lula, com a recuperação do poder de compra da classe trabalhadora, com a geração de empregos e com as políticas sociais nós conseguimos alimentar os seres humanos. Agora estamos trabalhando na questão da água. 

(Repórter) Já o líder do Democratas, senador José Agripino, do Rio Grande do Norte, considera lentas as ações do governo federal no semiárido. 

(José Agripino) Nesse momento de aflição, em inúmeras cidades do Nordeste onde você não tem uma torneira em que você abrindo saia água, e o governo não se mexe, não existe a questão da solidariedade, nesse momento o nordestino está entregue à própria sorte. Essa história de 30 bilhões é história para boi dormir. Porque o que está ocorrendo na região são 30 bilhões no ritmo da transposição do São Francisco, em que o que é anunciado não é feito. 

(Repórter) As obras de transposição do Rio São Francisco começaram em 2007. A previsão do Ministério da Integração Nacional é que as diversas etapas do projeto estejam concluídas até o final de 2015.
04/03/2013, 07h00 - ATUALIZADO EM 04/03/2013, 07h00
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00