Renan Calheiros promulga lei que acaba com 14º e 15º salários — Rádio Senado

Renan Calheiros promulga lei que acaba com 14º e 15º salários

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO PROMULGA A LEI QUE ACABA COM O FIM DO PAGAMENTO DE VERBAS INDENIZATÓRIAS NO INÍCIO E NO FINAL DO ANO.
 
LOC: OS SENADORES APROVARAM A EXTINÇÃO DA AJUDA DE CUSTO EM MAIO DO ANO PASSADO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.

(Repórter) Na mesma semana em que a Câmara dos Deputados aprovou o projeto que acaba com o pagamento de um salário a mais no início e no final do ano, o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, promulgou a lei. A iniciativa de extinguir o benefício é da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, senadora licenciada. O senador Sérgio Souza, do PMDB do Paraná, comemorou a promulgação da Lei ao destacar que os parlamentares não devem ter privilégios não recebidos pelos cidadãos.
 
(Sérgio Souza) É muito justo acabar com esta verba que ficou carimbada como 14º e 15º salários. Acho que não devemos ter nenhum outro privilégio que não tenha um cidadão brasileiro. Então, quero enaltecer primeiro a postura da senadora Gleisi Hoffmann, depois do Senado por dar agilidade necessária para a tramitação e agora a Câmara dos Deputados no início do ano legislativo aprovando o fim desta verba que não se justifica mais. 

(Repórter) O presidente Renan Calheiros lembrou ainda que o Congresso Nacional acabou em 2006 com as convocações extraordinárias, que custavam R$ 100 milhões por ano aos cofres públicos.

(Renan Calheiros) Essa decisão caracteriza o fim de um privilégio: o 14º e 15º salários. Em 2006, acabamos com as convocações extraordinárias. Isso significa que o Congresso vive um novo momento, está no rumo da austeridade e da transparência. E está objetivando fazer mais com menos, que é o propósito também da sociedade. 

(Repórter) O líder do PSDB, senador Aloysio Nunes Ferreira, de São Paulo, ressaltou que no contexto atual o pagamento de verbas que equivalem a dois salários extras não se justifica mais.
 
(Aloysio Nunes Ferreira) Esse benefício de mais um salário no início e no fim do ano legislativo era uma coisa do tempo em que os senadores vinham a cavalo, de carruagem de navio veleiro. Não existe mais. Acabou-se. Faz muito bem o Senado, que acabou desde maio do ano passado, e agora a Câmara.
 
(Repórter) A partir de agora, deputados e senadores vão receber a ajuda de custo apenas no início e no final de cada legislatura, no caso dos senadores a cada 8 anos, e no dos deputados, a cada 4 anos.
01/03/2013, 06h51 - ATUALIZADO EM 01/03/2013, 06h51
Duração de áudio: 02:22
Ao vivo
00:0000:00