Lideranças divergem sobre aumento anunciado para o programa — Rádio Senado

Lideranças divergem sobre aumento anunciado para o programa

LOC: LIDERANÇAS DA BASE GOVERNISTA E DA OPOSIÇÃO REAGIRAM DE FORMA DIFERENTE AO AUMENTO ANUNCIADO PELO GOVERNO PARA O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA. 

LOC: A PARTIR DE MARÇO O VALOR MÍNIMO RECEBIDO POR CADA BENEFICIÁRIO PASSA A SER DE SETENTA REAIS. REPORTER CELSO CAVALCANTI.  

(Repórter) O complemento para que todos os cadastrados no Bolsa Família passem a ganhar pelo menos 70 reais por mês vai beneficiar dois milhões e meio dos 22 milhões de pessoas que participam do programa. O líder do PT, senador Wellington Dias, do Piauí, destacou que o combate à pobreza foi um dos compromissos de campanha da presidente Dilma Rousseff. 

(Wellington Dias) Demos mais um passo para erradicar de vez a miséria em nosso país. Quando tomou posse a presidente fez questão de explicitar um dos principais compromissos de campanha: país rico é país sem miséria. 

(Repórter) O líder do governo no Senado, Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, também elogiou a medida. (Eduardo Braga) Todas as pessoas de baixíssima ou de nenhuma renda, que sobrevivem à custa de grandes dificuldades na periferia das grandes cidades, nos rincões secos do Nordeste, ou nas matas deslumbrantes da Amazônia, podem agora ter a esperança de poder caminhar com as suas próprias pernas. 

(Repórter) Já o líder do PSDB, Aloysio Nunes Ferreira, de São Paulo, lembrou que vários avanços contra a miséria aconteceram no país, desde a constituinte na década de 80, passando pelo governo Fernando Henrique Cardoso. 

(Aloysio Nunes) Onde foi instituída a Bolsa Escola, onde foram instituídas outras formas de transferência direta de renda para as pessoas mais pobres, como o vale gás, como auxílio para as pessoas gestantes, e que o presidente Lula fez bem em unificar num único programa. 

(Repórter) Para o líder do Democratas, senador José Agripino, do Rio Grande do Norte, aumentar o Bolsa Família não é a melhor estratégia para erradicar a miséria.

(José Agripino) O programa Bolsa Família começou a ser aplicado no município de Guariba, no Piauí. Mas o que está ocorrendo hoje em Guariba é uma monumental migração de jovens que não têm oportunidade de emprego e que estão indo embora de Guariba, que entendem que pobreza não é combatida com uma doação de uma salário de Bolsa Família, mas sim com um bom emprego, estão indo embora. 

(Repórter) Com o aumento anunciado nesta terça-feira, o orçamento do Bolsa Família em 2013 chega a 24 bilhões de reais.
19/02/2013, 07h43 - ATUALIZADO EM 19/02/2013, 07h43
Duração de áudio: 02:10
Ao vivo
00:0000:00