Projeto disciplina publicidade para crianças e adolescentes — Rádio Senado

Projeto disciplina publicidade para crianças e adolescentes

LOC: O SENADOR VITAL DO REGO, DO PMDB DA PARAÍBA, QUER MUDAR A FORMA DAS PROPAGANDAS COM PRODUTOS PARA CRIANÇAS. 

LOC: ELE APRESENTOU UM PROJETO QUE MUDA O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR, COMO EXPLICA A REPÓRTER LARISSA BORTONI. 

TÉC: Quem tem criança ou adolescente em casa sabe o quanto é complicado lidar com eles quando querem ganhar de presente produtos ou alimentos que viram em propagandas. O problema é que, às vezes, esse produto não é o mais apropriado, e os pais se recusam a comprar. O resultado são alguns minutos de choro. Disciplinar a publicidade para crianças e adolescentes é o que prevê o projeto do senador Vital do Rego. Para tanto, ele propõe mudanças no Código de Defesa do Consumidor. Segundo a proposta, fica proibida a propaganda com apelo imperativo, como: peça ao seu pai a boneca. Também está vedada a publicidade que provoque qualquer tipo de discriminação. O senador do PMDB da Paraíba explicou que a ideia é proteger os menores. 

(VITAL) A criança não pode estar submetida a um tipo de propaganda que possa leva-la ou à má formação de caráter ou à deformação conceitual, ou ao próprio exercício de uma vida familiar que não tenha critérios nem regras educativas. 

(REPÓRTER) A proposta que será votada na Comissão de Direitos Humanos estabelece ainda que está proibido o emprego de criança ou adolescente como modelo para recomendar ou sugerir o uso de um produto.
15/02/2013, 01h00 - ATUALIZADO EM 15/02/2013, 01h00
Duração de áudio: 01:18
Ao vivo
00:0000:00