Senadores lembram o Dia Mundial do Rádio — Rádio Senado

Senadores lembram o Dia Mundial do Rádio

LOC: O DIA MUNDIAL DO RÁDIO É COMEMORADO HOJE, 13 DE FEVEREIRO 

LOC: A DATA LEMBRA O INÍCIO DAS TRANSMISSÕES DA RÁDIO DAS NAÇÕES UNIDAS, NO ANO DE 1946. REPÓRTER RODRIGO RESENDE: 

(Repórter) De acordo com dados da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão – ABERT – 88% das residências brasileiras possuem ao menos um aparelho de rádio. Segundo a entidade, existem hoje nove mil e quatrocentas emissoras espalhadas pelo país, entre comerciais, comunitárias e educativas. Ao saudar o Dia Mundial do Rádio, o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, lembrou que, no Brasil, o Rádio já comemorou 90 anos: 

(Paulo Paim ) No Brasil, o Rádio comemorou 90 anos em 2012. Em sete de setembro de 1922 foi feita a primeira experiência radiofônica, na comemoração do centenário da independência do país. 

(Repórter) Um dos responsáveis pela primeira transmissão do Rádio no Brasil, o professor Edgar Roquete Pinto, conta como foi aquele momento: 

(Roquete Pinto) Muito pouca gente se interessou pelas demonstrações experimentais de radiotelefonia. Creio que a causa principal desse desinteresse foram os alto-falantes instalados na exposição, ouvindo discursos e músicas reproduzidos no meio de um barulho infernal, distorcido.  

(Repórter) O Senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, destacou a importância do Rádio para a região amazônica do Brasil: 

(Flexa Ribeiro) As congratulações pelo dia do Rádio a todos aqueles que fazem a radiodifusão em nosso país. Uma atividade da maior importância. Em especial para as regiões mais distantes, como a minha região amazônica. 

(Repórter) Desde 1997, o Senado possui uma rádio que transmite aos cidadãos os trabalhos legislativos. A Rádio Senado já está em FM em sete capitais brasileiras: Brasília, Cuiabá, Rio Branco, Teresina, Manaus, Natal e Fortaleza. Os ouvintes também podem acessar a rádio pela internet no site www.senado.leg.br/radio.
13/02/2013, 04h48 - ATUALIZADO EM 13/02/2013, 04h48
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00