Taques diz que grupo suprapartidário definirá curso de ação após carnaval — Rádio Senado

Taques diz que grupo suprapartidário definirá curso de ação após carnaval

LOC: O SENADOR PEDRO TAQUES LAMENTA A DERROTA E AFIRMA QUE O GRUPO SUPRAPARTIDÁRIO VAI DEFINIR ESTRATÉGIA DE AÇÃO APÓS O CARNAVAL. 

LOC: E SENADORES QUE VOTARAM NO MATO-GROSSENSE ESPERAM EQUILÍBRIO NAS DECISÕES DA NOVA MESA. REPÓRTER JEFFERSON DALMORO. 

(Repórter) Derrotado na eleição para a presidência do Senado Federal, o senador Pedro Taques, do PDT de Mato Grosso, admitiu que não foi surpresa o resultado final, parabenizou o senador Renan Calheiros pela vitória e afirmou que confia que o novo presidente e a nova mesa vão fazer um trabalho a serviço da sociedade. Taques, que teve 18 votos, disse que contabilizava pouco mais de 20 na disputa com o senador do PMDB. 

(Pedro Taques) Não seria possível uma eleição para presidente do Senado sem debate. O que nós fizemos é proposta de debate. Nós queremos debater na idéias e essa foi a minha missão nesse dia. 


(Repórter) O senador Pedro Taques adiantou que um grupo de senadores de diversos partidos vai se reunir para definir uma estratégia de atuação na Casa. 

(Pedro Taques) Temos uma reunião marcada para depois do Carnaval para que possamos traçar uma estratégia de atuação aqui no Senado. Independente de partidos políticos, o que vai nos unir são as causas que aqui nós defenderemos. (Repórter) Eleitor de Pedro Taques, o senador João Capiberibe, do PSB do Amapá, manifestou preocupação com o futuro do Senado após o resultado da eleição. O senador amapaense vai propor a criação de uma comissão suprapartidária para acompanhar os gastos da Casa. 

(João Capiberibe) O Senado tem um Orçamento de 3,5 bilhões de reais e nós senadores precisamos acompanhar de perto a qualidade do gasto desse dinheiro pra prestar contas ao contribuinte que arca com essa enorme despesa. Eu espero que a gente possa ter um entendimento e que o presidente Renan Calheiros avalize a formação de uma comissão que pudesse avaliar a qualidade dos gastos do Senado. 

(Repórter) Para o senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, o Senado perdeu a oportunidade de renovar sua administração. 

(Cristovam Buarque) O Senado vai ficar sob o foco da crítica, da mídia, da reclamação. Eu creio que nós viramos as costas para o povo e saltamos no abismo. Ao invés de escolhermos um presidente da renovação, escolhemos o continuísmo, o mesmo grupo, as mesmas pessoas, pessoas que não fizeram o Senado melhorar. 

(Repórter) Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, também criticou o resultado da eleição, mas afirmou que respeita o resultado. Para ele, a escolha foi fruto da negociação de bastidores. 

(Randolfe Rodrigues) O que sai daqui é muito distante do que pensa o conjunto do povo brasileiro. Prevaleceu assento em Mesa, prevaleceu acordo para comportar comissões, cargos a serem distribuídos, negociações de bastidores. 

(Repórter) Integrante da bancada do PSDB, o senador Paulo Bauer, de Santa Catarina, afirmou que a decisão em favor da candidatura de Pedro Taques se deu em nome de uma maior independência do Senado em relação ao Executivo. No entanto, o senador garantiu que o partido irá colaborar no andamento da Casa sob a presidência de Renan Calheiros. 

(Paulo Bauer) Mesmo que haja dificuldades, mesmo que tenhamos resistências, mesmo que nossa palavra não seja uma palavra decisiva e uma palavra ouvida pelas principais lideranças dos principais partidos, vamos continuar lutando, é nosso dever, é nosso papel e isso está, com certeza, muito próximo do desejo e da aspiração dos grandes brasileiros, dos grandes eleitores do nosso país que querem o melhor para o Brasil. 

(Repórter) Paulo Bauer destacou ainda que o Senado não pode perder tempo em 2013 e deve votar p
01/02/2013, 05h25 - ATUALIZADO EM 01/02/2013, 05h25
Duração de áudio: 03:47
Ao vivo
00:0000:00