Renan é eleito presidente do Senado com 56 votos — Rádio Senado

Renan é eleito presidente do Senado com 56 votos

LOC: RENAN CALHEIROS FOI ELEITO PRESIDENTE DO SENADO COM 56 DOS 78 VOTOS REGISTRADOS NA SESSÃO PLENÁRIA DESTA SEXTA-FEIRA. PEDRO TAQUES, DO PDT DE MATO GROSSO, OBTEVE 18 VOTOS. HOUVE, AINDA, DOIS VOTOS BRANCOS E DOIS NULOS.

LOC: O SENADOR DO PMDB DE ALAGOAS PROMETEU APROFUNDAR AS REFORMAS PARA MODERNIZAR A ADMISTRAÇÃO DA CASA E FEZ UM COMPROMISSO COM A LIBERDADE DE EXPRESSÃO E A TRANSPARÊNCIA. REPÓRTER NARA FERREIRA:
 
( Repórter ) No discurso que fez logo após ser eleito, Renan Calheiros destacou o que considera mais importante para a nova gestão.

(Renan Calheiros ) Mais eficiência, mais transparência, mais austeridade, mais previsibilidade e um país mais plural. Esses são quatro pontos cardeais. Portanto, nesse momento conclamo o Senado: Vamos juntos cumprir essa jornada. E que Deus ilumine a todos nós! Muito obrigado a todos...
 
(Repórter ) O senador do PMDB de Alagoas ainda ressaltou que vai seguir quatro eixos propositivos. O primeiro, a modernização administrativa do Senado.

(Renam Calheiros) Dentro de um planejamento estratégico, vamos racionalizar ainda mais as estruturas administrativas, tornando-as mais ágeis e enxutas como vinha fazendo o presidente José Sarney. Isso implica em redução de custos e maior eficiência na prestação de serviços.

(Repórter) Outra prioridade será a criação da Secretaria da Transparência

(Renan Calheiros) sua missão será de coordenar as demandas sociais acerca da lei da acesso à informação. Terá como atividade principal a disponibilização das informações sobre a aplicação dos recursos públicos do senado

(Repórter) Renan Calheiros citou como o terceiro ponto estratégico o foco em medidas legislativas que atendam ao lema que chamou de “Brasil + Fácil”.

(Renan Calheiros) A pauta legislativa em favor de um Brasil mas ágil, mais fácil para os cidadãos usuários de serviços públicos e para as organizações nas relações com o estado. ainda padecemos sob a cruz da burocracia excessiva.

(Repórter) E como quarto eixo da gestão à frente do Senado, ele falou do compromisso com a democracia e a liberdade de expressão.

(Renan Calheiros) A imprensa é insubstituível e tem papel inquestionável nas democracias modernas... a liberdade de expressão é pedra angular da democracia, compreendo em respeito a ela ser vítima da imprecisão, da ligeireza, dado que estamos amadurecendo conjuntamente.

(Repórter) O novo presidente do Senado afirmou que a ética é uma responsabilidade de todos.

(Renan Calheiros) A ética não é objetivo em si mesmo, o objetivo em si mesmo é o Brasil, o interesse nacional. A ética é meio não é fim, a ética é obrigação de todos nós, é responsabilidade de todos nós e dever deste Senado Federal.

(Repórter) Renan Calheiros anunciou que vai criar a Procuradoria da Mulher, nos moldes da que existe na Câmara dos Deputados. Como presidente do Senado, ele se torna também o presidente do Congresso Nacional.
01/02/2013, 04h26 - ATUALIZADO EM 01/02/2013, 04h26
Duração de áudio: 02:51
Ao vivo
00:0000:00