Motociclistas poderão ser obrigados a usar colete inflável de proteção — Rádio Senado

Motociclistas poderão ser obrigados a usar colete inflável de proteção

LOC: OS MOTOCICLISTAS PODERÃO SER OBRIGADOS A USAR UM COLETE INFLÁVEL DE PROTEÇÃO. 

LOC: A EXIGÊNCIA ESTÁ EM UM PROJETO DO SENADOR HUMBERTO COSTA, DO PT DE PERNAMBUCO, QUE PODERÁ SER VOTADO ESTE ANO. REPÓRTER LARISSA BORTONI: 

TÉC: A invenção é recente: um colete de proteção para motociclistas parecido com o airbag dos automóveis. Dentro desse colete, há um cartucho de ar, que é liberado em casos de impacto. O ar infla o colete e protege áreas importantes do corpo, como a coluna vertebral, o peito e o pescoço. O projeto do senador Humberto Costa muda o Código de Trânsito Brasileiro para tornar obrigatório o uso do equipamento. O senador do PT de Pernambuco argumenta que da mesma proporção em que cresce o número de motocicletas nas ruas, aumenta a quantidade de acidentes. 

(HUMBERTO COSTA) Essa proliferação de motocicletas no Brasil tem levado a acidentes de extrema gravidade quando não mortes e sequelas permanentes. Isso representa um custo psicológico e social muito grande para essas pessoas para essas famílias. Representa um custo muito grande para o sistema de saúde e para a previdência social. 

(REPÓRTER) A proposta está em exame na Comissão de Assuntos Sociais e para possibilitar a compra dos coletes, o projeto do senador Humberto Costa prevê ainda a isenção de impostos na aquisição do equipamento.
25/01/2013, 11h16 - ATUALIZADO EM 25/01/2013, 11h16
Duração de áudio: 01:13
Ao vivo
00:0000:00