Maldaner defende redistribuição de recurso para fortalecer municípios — Rádio Senado

Maldaner defende redistribuição de recurso para fortalecer municípios

LOC: O SENADOR CASILDO MALDANER DEFENDEU QUE RECURSOS DA UNIÃO SEJAM REDISTRIBUÍDOS PARA FORTALECER AÇÃO NOS MUNICÍPIOS.  

LOC: O ASSUNTO FAZ PARTE DA AGENDA DOS NOVOS PREFEITOS, QUE VÃO SE REUNIR NA SEMANA QUE VEM COM A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF. MAIS INFORMAÇÕES, COM O REPÓRTER NILO BAIRROS: 

TÉC: O Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas acontece entre segunda e quarta-feira da próxima semana, em Brasília. No evento, organizado pelo governo federal, ministros e a própria presidente Dilma Rousseff vão apresentar aos administradores municipais projetos para serem fechados em parceria. Saúde, educação, economia e infraestrutura são os principais eixos do encontro, que também vai oferecer oficinas de capacitação para ensinar aos prefeitos como acessar recursos e programas do governo federal. Mas prefeitos também prometem pressionar por mais repasses diretos da União. Eles se queixam da excessiva centralização de verbas, que deixa em Brasília cerca de 63% de tudo que é arrecadado no país. O senador Casildo Maldaner, do PMDB de Santa Catarina, afirma que o modelo atual é clientelista e defende a redistribuição do bolo tributário: 

(Casildo Maldaner): vamos descentralizar isso condicionando, aí os vereadores vão ajudar a decidir nas suas cidades o que é essencial, fundamental. A responsabilidade, a fiscalização dos tribunais de contas deve existir, e o governo federal deve pensar em grandes políticas, ser o articulador, o norteador das grandes políticas a nível nacional, eu acho que esse é o grande caminho. 

(Rep): A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, afirmou nesta quarta-feira que o governo vai priorizar junto ao Congresso a votação, em 2013, de projetos de reforma tributária. Ideli Salvatti citou a proposta de unificação da alíquota do ICMS, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. O Congresso também analisa proposta que redistribui 60% do ICMS originado nas compras eletrônicas. Atualmente, todo o dinheiro arrecadado fica no estado de origem. Desse imposto, que é estadual, 25% é repassado aos municípios.
24/01/2013, 05h06 - ATUALIZADO EM 24/01/2013, 05h06
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00