Projeto prevê criação da Semana Nacional do Homem — Rádio Senado

Projeto prevê criação da Semana Nacional do Homem

LOC: UM PROJETO EM ANÁLISE NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO QUER SENSIBILIZAR A SOCIEDADE PARA A IMPORTÂNCIA DOS BRASILEIROS CUIDAREM DA PRÓPRIA SAÚDE.
 
LOC: A IDÉIA É CRIAR A SEMANA NACIONAL DA SAÚDE DO HOMEM. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS:
 
(Repórter) A criação da Semana Nacional da Saúde do Homem é uma proposta que veio da Câmara dos Deputados e sugere que o Ministério da Saúde e outras entidades promovam atividades educativas sobre o tema. O autor do projeto, deputado Jair Bolsonaro, do PP do Rio de Janeiro, sugere que durante sete dias sejam oferecidas consultas, exames e informações sobre os problemas de saúde mais comuns entre os homens, como doenças cardiovasculares, doenças da próstata, doenças sexualmente transmissíveis e infertilidade. A senadora Lidice da Matta, do PSB da Bahia, afirmou que a iniciativa, ao lado de outras campanhas, vai ajudar a vencer os preconceitos que os homens brasileiros ainda sentem na hora de procurar um médico.

(Lídice da Matta) Para romper alguns mitos realmente existentes que têm o machismo como base e que terminam prejudicando extremamente a saúde dos homens no Brasil. Então, no que diz respeito ao movimento de mulher e às mulheres, V. Exªs podem ter certeza de que somos plenamente favoráveis à Semana da Saúde Masculina.
 
(Repórter) O relatório favorável foi feito pelo senador licenciado Mozarildo Cavalcanti, que também é médico. Na opinião dele, a medida ajuda a reforçar a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, instituída em 2009 pelo Ministério da Saúde. Segundo pesquisas apresentadas por especialistas, os homens brasileiros morrem mais cedo que as mulheres, porque só procuram um médico quando as doenças já se encontram em estágio avançado de desenvolvimento. Em novembro de 2012 o Ministério da Saúde anunciou a liberação de recursos para pequenos e médios municípios incrementarem o atendimento à saúde masculina, como por exemplo, a expansão do atendimento nos centros de saúde para o período noturno. O projeto que cria a Semana nacional da Saúde do Homem aguarda votação na Comissão de Educação do Senado.
14/01/2013, 01h23 - ATUALIZADO EM 14/01/2013, 01h23
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00