Política nacional de irrigação pode impulsionar produção agrícola, diz Moka — Rádio Senado

Política nacional de irrigação pode impulsionar produção agrícola, diz Moka

LOC: A SAFRA BRASILEIRA DE GRÃOS BATEU RECORDE EM 2012, SEGUNDO DADOS DO IBGE. 

LOC: A EXPECTATIVA É DE QUE A PRODUÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA AUMENTE AINDA MAIS EM 2013. EM DEZEMBRO, O SENADO APROVOU A POLÍTICA NACIONAL DE IRRIGAÇÃO, QUE AGUARDA SANÇÃO PRESIDENCIAL. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: A safra brasileira 2012 de cereais, leguminosas e oleaginosas registrou produção recorde que ultrapassou 162 milhões de toneladas - um aumento de 1,2 por cento em relação a 2011, segundo divulgou o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O arroz, o milho e a soja foram os três principais produtos deste grupo, respondendo por 85,1% da área colhida. Para 2013, o IBGE estima um aumento de 9,9% em relação a 2012, provocado pela recuperação e elevação das safras previstas para as regiões Sul e Nordeste, que tiveram graves problemas climáticos em 2012. Após 17 anos de discussão no Congresso Nacional, o Senado aprovou, em dezembro passado, e enviou à sanção presidencial, a nova Política Nacional de Irrigação. O objetivo é ampliar a área irrigada e aumentar a produção. Serão concedidos incentivos fiscais a projetos de irrigação, tanto públicos como privados, desde que sejam sustentáveis, e em conformidade com os planos de recursos hídricos. Também deve ser facilitado o crédito rural destinado à compra de equipamentos e na contratação de seguro rural. O senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul, destaca que a produção agrícola pode aumentar muito com o maior uso da irrigação no Brasil. 

(Waldemir Moka) a irrigação na atividade agropecuária e florestal depende essencialmente da legislação e da gestão pública e privada dos recursos hídricos, uma vez que as fontes de captação de água são os rios, canais, subsolo (lençóis freáticos e artesianos), barragens e açudes, que atendem também a diversos outros usos, como abastecimento urbano, saneamento, indústria, turismo, navegação, energia, pesca e manutenção da biodiversidade. 

(REP) A Nova Política também cria o Sistema Nacional de Informações sobre Irrigação.
09/01/2013, 00h07 - ATUALIZADO EM 09/01/2013, 00h07
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00