9.500 antenas deverão ser instaladas neste ano nas cidades da Copa — Rádio Senado

9.500 antenas deverão ser instaladas neste ano nas cidades da Copa

LOC: A TELEFONIA CELULAR 4G VAI EXIGIR, ATÉ O FINAL DO ANO, NOVE MIL E QUINHENTAS NOVAS ANTENAS NAS 12 CIDADES DA COPA DO MUNDO DE 2014. 

LOC: MAS O PROCESSO DE INSTALAÇÃO DE ANTENAS É DEMORADO E É ALVO DE UM PROJETO APROVADO PELO SENADO. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

TÉC: A quarta geração da telefonia móvel, ou 4G, promete maior velocidade na transmissão de dados e voz em comparação com a tecnologia 3G. O compromisso do governo com a Fifa é que a 4G deverá ser implantada até abril deste ano nas seis cidades que vão receber jogos da Copa das Confederações: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. E até o final do ano, nas outras seis sedes da Copa do Mundo de 2014: Cuiabá, Curitiba, Manaus, Natal, Porto Alegre e São Paulo. Mas a nova tecnologia tem um preço: como trabalha numa frequência mais alta, de dois mil e 500 megahertz, a 4G exige uma estrutura maior, alerta Antonio Carlos Valente, presidente do sindicato das operadoras de telefonia. 

(VALENTE) As frequências altas têm área de cobertura menor, dificuldade de cobertura indoor, e, por isso, é necessário que a cobertura seja feita com uma quantidade grande de antenas exatamente para garantir o mínimo de qualidade de serviço. 

(REPÓRTER) Apenas nas 12 cidades da Copa, serão necessárias nove mil e 500 novas antenas para atender à telefonia 4G. Mas a implantação da tecnologia a tempo de funcionar na Copa do Mundo pode esbarrar na dificuldade para a instalação das antenas. Artur Coimbra, do Ministério das Comunicações, diz que, a menos de quatro meses do prazo acertado com a Fifa, os municípios ainda demoram para autorizar novas torres. 

(COIMBRA) O problema é que são raríssimos os casos em que prefeituras emitem licenças num prazo inferior a seis meses. E com frequência essa emissão de licença supera o prazo de um ano. 

(REPÓRTER) Acelerar o processo de expansão da rede é um dos objetivos do projeto da Lei Geral das Antenas, aprovado pelo Senado no final de 2012. O texto unifica as regras e estabelece, por exemplo, que a licença para a instalação de uma torre deve ser emitida pela prefeitura em no máximo 60 dias. As operadoras terão que fazer a parte delas e facilitar o compartilhamento de antenas com outras empresas. Relator da proposta, o senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, espera que o poder público e os empresários desamarrem logo os nós que podem segurar a estreia da telefonia 4G no país. 

(BRAGA) O calendário da Fifa e dos eventos não vai mudar se nós não resolvermos os nossos problemas regulatórios e institucionais sobre o tema. 

(REPÓRTER) A Lei Geral das Antenas só deve ser enviada para a Câmara na primeira quinzena de fevereiro. As medidas previstas no projeto dependem da aprovação dos deputados e da sanção da presidente da República para entrarem em vigor.
08/01/2013, 11h09 - ATUALIZADO EM 08/01/2013, 11h09
Duração de áudio: 02:55
Ao vivo
00:0000:00