Mudança de fuso horário do Acre continua em debate no Congresso — Rádio Senado

Mudança de fuso horário do Acre continua em debate no Congresso

LOC: A MUDANÇA DO FUSO HORÁRIO DO ACRE CONTINUA EM DISCUSSÃO NO CONGRESSO – MAIS DE DOIS ANOS DEPOIS DE TER SIDO TEMA DE UM PLEBISCITO. 

LOC: O ASSUNTO É POLÊMICO E DIVIDE OPINIÕES TAMBÉM ENTRE OS SENADORES DO ESTADO. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

TÉC: O Congresso pode decidir neste ano pela volta do antigo fuso horário do Acre – de menos duas horas em relação a Brasília. É o que espera o senador acriano Sérgio Petecão, do PSD. Está pronto para ser votado pelo plenário da Câmara o projeto que resgata o horário que vigorou até 2008, quando uma lei reduziu para uma hora a diferença entre o horário oficial do estado e o de Brasília. 

(PETECÃO) Nós estamos aguardando. A nossa expectativa é de que, logo que vote lá na Câmara, possa vir ao Senado e nós possamos dar uma maior celeridade possível para que nós possamos fazer valer a vontade do povo acriano. 

(REPÓRTER) O fuso foi o tema de um plebiscito no Acre em 2010, e a maioria dos eleitores votou pelo horário antigo. Mas para outro senador do estado, Aníbal Diniz, do PT, a população já se acostumou com o horário adotado em 2008, e seria prejudicial uma nova mudança agora. 

(ANÍBAL) Esse novo fuso horário com uma hora apenas de diferença em relação a Brasília é um horário bem mais racional para o povo do Acre, em que pese tenha uma politização muito grande em torno desse assunto. 

(REPÓRTER) No final de 2011, o Congresso chegou a aprovar uma lei que efetivava a volta do horário antigo do Acre, mas a medida foi vetada na íntegra pela presidente da República porque o texto também mudava o fuso de partes do Pará e do Amazonas. Logo depois do veto, a presidente enviou um novo projeto ao Congresso, que é o que aguarda votação no plenário da Câmara.
07/01/2013, 11h36 - ATUALIZADO EM 07/01/2013, 11h36
Duração de áudio: 01:39
Ao vivo
00:0000:00