Empresas podem ser obrigadas a contratar aprendizes — Rádio Senado

Empresas podem ser obrigadas a contratar aprendizes

LOC: AS EMPRESAS COM MAIS DE CINQUENTA EMPREGADOS PODEM SER OBRIGADAS A CONTRATAR APRENDIZES DE 18 A 24 ANOS. 

LOC: O OBJETIVO DA PROPOSTA, QUE ESTÁ PRONTA PARA VOTAÇÃO NA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DO SENADO, É DAR OPORTUNIDADE E QUALIFICAÇÃO PARA OS JOVENS. SAIBA MAIS COM O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: De acordo com o senador Paulo Bauer, do PSDB de Santa Catarina, mesmo com a expansão da economia, os jovens ainda encontram dificuldades para entrar no mercado de trabalho devido à falta de experiência. Para superar essa barreira, segundo ele, é preciso tomar medidas ousadas, como tornar obrigatória a contratação de aprendizes maiores de idade em todas as empresas com mais de cinquenta empregados. A proporção vai variar em função do número de funcionários, de dois a quatro por cento do total. 

(Paulo Bauer) Sabemos que as empresas dão preferência a profissionais mais qualificados e com alguma experiência. Não há nada de errado nisso, vivemos em um sistema capitalista no qual as regras do mercado se impõem, e as empresas precisam ser competitivas. Então, um dos itens na busca por competitividade é, sem dúvida, possuir mão de obra qualificada e experiente para o trabalho. 

(Repórter) A relatora, senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, vê no entanto como uma saída melhor para esse impasse o incentivo à contratação, e não a obrigatoriedade. O relatório dela prevê incluir os aprendizes com mais de 18 anos nas mesmas regras dos menores aprendizes, com encargos trabalhistas reduzidos. Assim, além dos aprendizes atuais com menos de 18 anos, que podem ser no máximo 15% do total de empregados, as empresas poderão contratar mais 10% de trabalhadores de 18 a 24 anos, em condições especiais, desde que estejam matriculados em programas de aprendizagem e capacitação.
04/01/2013, 06h22 - ATUALIZADO EM 04/01/2013, 06h22
Duração de áudio: 01:29
Ao vivo
00:0000:00