Davim elogia criação de selo que atesta qualidade de hospitais particulares — Rádio Senado

Davim elogia criação de selo que atesta qualidade de hospitais particulares

LOC: O SENADOR PAULO DAVIM ELOGIOU A INICIATIVA DA AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DE CRIAR UM SELO DE QUALIDADE PARA OS HOSPITAIS PARTICULARES. 

LOC: MAS DEFENDEU QUE AS UNIDADES DE ATENDIMENTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE TAMBÉM SEJAM INSPECIONADAS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN: 

TÉC: A partir deste mês, 42 hospitais particulares administrados pelos planos de saúde serão inspecionados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar para receberem o Selo Q. O atestado de qualidade foi criado para que os consumidores conheçam o atendimento oferecido. A unidade de saúde será submetida a análise de 26 quesitos, entre eles, o nível de infecção do hospital, o número de pacientes mortos e o padrão de cirurgia segura. O senador Paulo Davim, do PV do Rio Grande do Norte, que é médico, considerou positiva a iniciativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar ao destacar que o usuário de plano de saúde poderá escolher o hospital pela certeza da qualidade no atendimento. 

(Davim1) Essa é uma forma de separar o joio do trigo. O mercado tem muita gente trabalhando e prometendo bons serviços, os mais variados tipos de atendimento. E a gente precisa dar opção à sociedade de escolher o atendimento pelos melhores, pelos classificados e pelos que apresentam serviço de qualidade. 

REP: Mas o senador Paulo Davim avalia que o Selo Q também deve ser concedido aos hospitais públicos. Ele lembrou que apenas 25% da população têm plano de saúde. 

(Davim2) A gente precisa ter preocupação com a qualidade do atendimento dos hospitais públicos que atendem à maioria dos brasileiros. Acho que o primeiro passo é esse. Mas tenho a esperança e a confiança de que o governo vai estender essa preocupação para os hospitais públicos, que precisam de um olhar mais cuidadoso. 

REP: Serão 18 hospitais particulares inspecionados em São Paulo, 13 no Rio de Janeiro, cinco em Minas Gerais, dois em Santa Catarina, e um no Rio Grande do Sul, Paraíba e no Distrito Federal. A Agência Nacional de Saúde Suplementar deverá anunciar em junho quais unidades vão receber o Selo Q. A informação estará disponível na lista dos planos de saúde. Após essa fase de teste com os hospitais administrados pelas operadoras, as demais unidades poderão ter a inspeção obrigatória.
04/01/2013, 00h37 - ATUALIZADO EM 04/01/2013, 00h37
Duração de áudio: 02:13
Ao vivo
00:0000:00