Paim cobra política mais eficiente para diminuir violência no trânsito — Rádio Senado

Paim cobra política mais eficiente para diminuir violência no trânsito

LOC: UMA POLÍTICA MAIS EFICIENTE PARA DIMINUIR A VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO.
 
LOC: A COBRANÇA FOI FEITA PELO SENADOR PAULO PAIM, DO PT DO RIO GRANDE DO SUL E PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS. REPÓRTER LARISSA BORTONI.
 
(Repórter) Apesar da nova lei seca mais rigorosa, que passou a valer agora em dezembro, o feriado de Natal deixou muitos mortos nas estradas. Foram 222 vítimas fatais, 38% a mais do que no mesmo período do ano passado. O número de acidentes, no entanto, caiu quase 15% e também houve redução na quantidade de feridos. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, além do uso de bebidas alcoólicas antes de dirigir, a imprudência faz vítimas. Cerca de 30% dos acidentes fatais no período natalino foram resultados de ultrapassagens mal feitas. O senador Paulo Paim está preocupado com o aumento de mortes no trânsito e cobrou uma política nacional mais eficiente para conscientizar os motoristas.
 
(Paulo Paim) A ONU recomendou que cada país-membro elaborasse um Plano Diretor para orientar as ações na área, tendo como meta estabilizar e reduzir, em até 50%, os acidentes de trânsito em todo o mundo. A deliberação da ONU foi motivada pela divulgação de um levantamento feito pela OMS, dando conta de que, em 2009, mais de 1 milhão de pessoas morreram em acidentes de trânsito em 178 países. 

(Repórter) Segundo dados do Ministério da Saúde apresentados pelo senador Paulo Paim, a cada ano, quarenta mil brasileiros são vítimas fatais de acidentes de trânsito. O Brasil está em quinto lugar entre os países com maior ocorrência deste tipo de morte. Encabeçam a lista Índia, China, Estados Unidos e Rússia.
27/12/2012, 03h11 - ATUALIZADO EM 27/12/2012, 03h11
Duração de áudio: 01:47
Ao vivo
00:0000:00