Impasse sobre veto dos royalties paralisa votações no Congresso — Rádio Senado

Impasse sobre veto dos royalties paralisa votações no Congresso

LOC: IMPASSE SOBRE DERRUBADA DO VETO À LEI DOS ROYALTIES INVIABILIZA A VOTAÇÃO DE MAIS DE 3 MIL VETOS E DO ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO.  

LOC: PRESIDENTE DO SENADO AFIRMA QUE ESTÁ CUMPRINDO A DETERMINAÇÃO IMPOSTA PELO STF. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) As bancadas dos estados produtores de petróleo conseguiram adiar a tentativa de derrubada do veto ao trecho da Lei dos Royalties que trata da distribuição de valores sobre campos de extração já licitados. Deputados e senadores do Rio de Janeiro e do Espírito Santo exigiram a votação individual dos mais de 3 mil vetos, o que inviabilizou a sessão do Congresso Nacional desta quarta-feira. Diante da falta de entendimento e da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, o presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, decidiu cancelar as votações do Congresso Nacional. Segundo o presidente da Câmara, deputado Marco Maia do PT gaúcho, o Congresso está apenas cumprindo com a liminar que determina que a pauta fica trancada até a apreciação dos vetos. Com essa interpretação, o Orçamento Geral da União de 2013 também não será votado. O relator, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, ainda vai tentar rever a decisão que atinge o Orçamento. 

(Romero Jucá) 

(Repórter) O senador Lindbergh Farias do PT do Rio de Janeiro comemorou o adiamento da votação dos vetos. 

(Lindbergh Farias) 

(Repórter) O senador Wellington Dias do PT do Piauí afirmou que a responsabilidade por esta situação é dos próprios parlamentares, que não apreciaram os vetos que chegaram ao Congresso. 

(Wellington Dias) 

(Repórter) Com o cancelamento das votações do Congresso Nacional, o Orçamento e os vetos só serão discutidos a partir do dia 5 de fevereiro.
19/12/2012, 06h40 - ATUALIZADO EM 19/12/2012, 06h40
Duração de áudio: 02:14
Ao vivo
00:0000:00